Mozart Luna

Mozart Luna

Mozart Luna

Vereadores pedem intervenção de Luciano Barbosa na crise da educação em Arapiraca

Vereadores conversaram ontem com Luciano Barbosa e apresentaram várias reinvidicações

11/07/2017 10h10
Vereadores pedem intervenção de Luciano Barbosa na crise da educação em Arapiraca

 

 

Os vereadores de Arapiraca estiveram reunidos com o vice-governador Luciano Barbosa, que também é secretário estadual de educação. Os vereadores foram tentar encontrar uma forma  para instalação do Instituto de Criminalística (IC), diante da negativa do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em assinar o convênio com o Governo do Estado, decisão que está causando muito sofrimento das famílias que têm parentes vitimas de morte por crime ou ato que exija a intervenção do IC.

Os vereadores relataram que os corpos chegam a ficar expostos em via publica por horas, sob os olhares de curiosos causando dor e constrangimento aos familiares. O vice governador aproveitou para fazer um relato das conquistas do Governo do Estado na área da educação, mas não externou sua preocupação com relação a situação do ensino básico em Arapiraca com a greve dos professores que se arrasta por quase 60 dias.

A greve deverá causar reflexos negativos na coleta dos dados para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e também ao orçamento do Fundeb em 2018.

Vereadores

Os vereadores que participaram da reunião com o vice governador foram Fábio Henrique, Léo Saturnino, Moisés Machado, Rogério Nezinho, Willomaks da Saúde, Thiago ML, Sérgio do Sindicato e Fabiano Leão e o deputado estadual Ricardo Nezinho e a vereadora por Porto Real do Colégio Izabelita Enfermeira na sede da Governadoria do Agreste, em Arapiraca.

 Para os vereadores, o vice-governador Luciano Barbosa, fez uma explanação sobre os avanços da educação em Alagoas, onde falou sobre o projeto já em execução, do Escola 10, ressaltando que Educação não se faz sozinho, mas sim, com a participação do governo do estado, dos pais e da sociedade como um todo.
Segundo ele, o projeto tem como metas, mobilização em prol da melhoria da qualidade de ensino na rede pública e dos índices educacionais do estado.

“Denominada Escola 10, a iniciativa vai unir Estado e Municípios e visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes, fortalecendo o Regime de Colaboração entre os dois entes federativos. Ao todo, o programa implica um investimento de R$ 30 milhões”, afirmou Luciano Barbosa.
Ele explicou, que o programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Ainda durante a reunião, também foram discutidos assuntos de interesse, não só de Arapiraca, mas de toda a Região do Agreste, como as ações de instalação do Instituto de Criminalística (IC), a ampliação do Instituto Médico Legal (IML), as obras de duplicação da Rodovia AL-110, reestruturação do Samu, entre outras importantes obras para o município de Arapiraca.
Durante a exposição para os vereadores, que contou ainda com a presença da vereadora de Porto Real do Colégio, Izabelita Enfermeira, o vice-governador e secretário estadual de Educação, Luciano Barbosa.
O programa tem suas ações direcionadas para estudantes do Ensino Fundamental (3º, 5º e 9º anos) e estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam Alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O Governo vai oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios que fizerem adesão ao programa de forma a implementar as ações acordadas entre ambas as partes.
“Esta parceria com os municípios chega em boa hora, pois eles são responsáveis por 95% das matrículas do 1º ao 5º ano e 75% das matrículas do 6º ao 9º ano. Temos uma grande dívida social com a nossa juventude e este programa afirma que a Educação é a nossa prioridade maior”, destaca o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
Ao encerrar a reunião, o vice-governador convidou os vereadores e o deputado Ricardo Nezinho, para conhecerem as obras de reforma do Ginásio Quintela Cavalcanti, Pedro Reis e Isaura Lisboa (Epial ), que recebe complexo educacional com arena cultural, auditório, praças, piscina semi-olímpica, entre outros equipamentos públicos para desenvolver cada vez mais a Educação na segunda maior cidade de Alagoas. “Ouvi atentamente as reivindicações dos vereadores e vou ter uma reunião com o governador Renan Filho, onde levarei todas elas e retornarei com uma resposta”, garantiu Luciano Barbosa.




 

Sobre o blog

Jornalista 

Arquivos