Bastidores

Bastidores

Bastidores

Arthur Lira tem interesse na vitória de Luciano Barbosa em Arapiraca

Com vice-governador assumindo prefeitura, oposição de Renan Filho mira o Palácio dos Palmares

30/06/2020 07h07
Arthur Lira tem interesse na vitória de Luciano Barbosa em Arapiraca

Maior opositor do governador Renan Filho (MDB), o deputado federal Arthur Lira (Progressistas) pode atuar nos bastidores para viabilizar a eleição do possível candidato do governo, Luciano Barbosa (MDB). O líder do Centrão está de olho na principal cadeira do Palácio República dos Palmares. 

A possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Marcelo Victor, assumir o governo de Alagoas despertou total interesse do deputado federal. 

Acontece que, se Luciano Barbosa ganhar a eleição em Arapiraca, o cargo de vice-governador do Estado fica vago e o próximo na linha sucessória é o presidente da ALE, Marcelo Victor. Como Renan Filho tem interesse em disputar uma vaga no Senado Federal em 2022, teria que deixar o cargo de governador, dando espaço para que o Palácio dos Palmares seja ocupado pela oposição, liderada por Arthur Lira. 

Mesmo com o deputado estadual Tarcizo Freire sinalizando interesse em entrar na disputa majoritária e pontuando bem nas pesquisas, as articulações podem fazer com que uma candidatura própria do PP não seja efetivada.

Vale destacar que, em 2016, Arthur Lira foi o fiador da candidatura do atual prefeito, Rogério Teófilo (PSDB). Mas a alta rejeição e o desgaste político do gestor são outros fatores que podem afastá-los. 

Arthur Lira, atualmente, fica numa situação extremamente confortável. Se Rogério Teófilo for reeleito, ele permanece na gestão. Se Luciano Barbosa assumir a prefeitura, o deputado passa a dar as cartas no governo do Estado. 

Porém, antes de tudo, o que precisa ser efetivado mesmo é a candidatura de Luciano Barbosa, que trava uma batalha interna com o deputado estadual Ricardo Nezinho para decidir quem será o candidato do MDB. 
Enquanto isso, Arthur Lira e Marcelo Victor se dizem aliados, desde quando eram crianças.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos