Alagoas

Artesãos alagoanos participam de feira em Brasília

Por Redação com Sedetur 03/11/2015 19h07
Artesãos alagoanos participam de feira em Brasília
André Palmeira / Ascom - Sedetur

A singularidade das peças do artesanato alagoano estará presente no 8º Salão do Artesanato, uma das mais importantes feiras do segmento que deverá reunir 20 estados e, aproximadamente, 1.500 artesãos de todo o Brasil. O evento acontece entre os dias 04 e 08 de novembro, no Pavilhão Expobrasília, na capital federal.

Destacando a produção e comercialização dos produtos, o encontro visa promover a comercialização das peças artesanais e a interação com outros setores econômicos. Nos cinco dias do evento, o público tem a oportunidade de conhecer peças criadas com distintos materiais e técnicas, como cerâmica, madeira, fibras naturais, tecidos, materiais reciclados, vidro, dentre outros.

Representando Alagoas, o grupo responsável pela produção do artesanato em Partchwork, do munícipio de Boca da Mata, será retratado pela artesã Edneuza Teixeira. O Instituto Bordado Filé de Alagoas levará a tipologia do Pontal da Barra. O bordado de Penedo, por sua vez, será representado pela Associação Pontos e Contos.
As tipologias fibra de ouricuri, taboa e as esculturas em madeira do mestre artesão André da Marinheira também estão entre os destaques. O estande do Estado para exposição e comercialização é disponibilizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado em Alagoas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Programação

Realizado pela Rome Eventos, o 8º Salão do Artesanato conta com uma programação diversificada. Oficinas de artes manuais, ateliês dos artesãos e apresentações culturais acontecem simultaneamente durante o evento.

No espaço Saber Fazer, reservado para mestres artesãos de todo o país, o artesão alagoano André da Marinheira demonstrará seu ofício para o público.