Arapiraca

Campanha do Hospital Regional realiza exames gratuitos para diagnosticar hepatite C

Por 7 Segundos 02/08/2016 11h11
Campanha do Hospital Regional realiza exames gratuitos para diagnosticar hepatite C
- Foto: Josival Meneses/ 7 Segundos

Uma campanha realizada pelo Rotary Clube de Arapiraca, em parceria com o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, teve início na manhã desta terça-feira (2) e tem o objetivo de diagnostivar pacientes portadores de hepatite C.

A ação, que recebeu o nome "Semana Hepatite Zero" será realizada até esta sexta-feira (5) e uma grande equipe de profissionais da saúde está no local realizando os exames de forma gratuita.

Um dos diretores do Rotary Clube Arapiraca, o juiz aposentado José Firmino de Olivieira, conversou a equipe de reportagem do Portal 7 Segundos e explicou que a campanha está sendo realizada em todo o país.

"A detecção da hepatite C é importantíssima para que o tratamento seja feito o mais rápido possível", disse.

Vale lembrar que a hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Segundo a enfermeira Surama Erika, a maioria das pessoas não sabe que tem a doença.

"A hepatite C é uma doença muitas vezes assintomática, ou seja, não apresenta sintomas. Geralmente quando os pacientes percebem algo de diferente, a doença já avançou para o fígado. Nesta fase, os principais sintomas são fezes embranqueçadas e olhos amareados", relatou.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratemnto gratuito para a doença, que pode ser detectada através de um teste que dura apenas 15 minutos.

Quem quiser realizar o exame é só procurar os profissionais, no Hospital Regional Nossa Senhora do do Bom Conselho, no centro de Arapiraca.