Alagoas

[Vídeo] Paralisação no Detran irrita pessoas com teste de direção agendado

Falta de informação oficial antecipada sobre suspensão causou transtornos

Por 7 Segundos Arapiraca 30/11/2017 12h12
[Vídeo] Paralisação no Detran irrita pessoas com teste de direção agendado
Quem tinha exame de direção marcado para hoje não fez - Foto: Jânio Barbosa/7 Segundos

A paralisação das atividades do Detran Alagoas por servidores em greve de advertência causou transtornos para os que tinham exame prático marcado para esta quinta-feira (30). Em Arapiraca, no Agreste do Estado, alunos e alunas de autoescola ficaram no prejuízo e reclamaram sobre a falta de informação oficial antecipada, por parte do governo estadual, sobre a interrupção dos trabalhos do órgão.

A reportagem do 7 Segundos esteve no Lago da Perucaba – local dos exames práticos de direção – e conversou com pessoas que não conseguiram fazer o teste nesta quinta-feira (30).

Ketryn Sabrina mora em Teotônio Vilela, município localizado no Agreste alagoano. Ela saiu de casa às cinco horas da manhã para fazer o teste e tentar conseguir a sonhada carteira de motorista, mas a viagem foi perdida.

Por conta da paralisação dos servidores do Detran, não havia pessoal do órgão para acompanhar o teste. “Depois de quatro meses de espera na fila, quando chega aqui acontece esse absurdo, o governo não dá uma explicação, não fala nada”, disse Sabrina ao 7 Segundos, reclamando principalmente sobre a ausência de aviso oficial sobre a suspensão dos trabalhos.

Já habilitada para guiar motocicleta, ela considera que há desinteresse do Detran em divulgar a interrupção porque, em caso de prazo vencido para a realização de prova/teste, o aluno de autoescola precisa pagar nova taxa. Além disso, Sabrina perdeu um dia de trabalho e não conseguiu fazer o que pretendia em Arapiraca.

Quem também teve prejuízo foi Jacyel Cavalcante, 21 anos. Ele também acordou cedo para chegar logo em Arapiraca, saindo do povoado Folha Miúda, situado em Craíbas, município da Região Metropolitana do Agreste.

“Eu fiz todas as aulas aqui em Arapiraca e terminei em setembro. No agendamento (para fazer o teste de direção) tinha só uma vaga para o dia de hoje e quando chego aqui não tive nenhuma informação sobre o cancelamento”, declarou o condutor que tenta habilitar sua CNH para a categoria D e assim poder trabalhar como motorista de ônibus ou caminhão.

No local do exame prático realizado pelo Detran em Arapiraca não há estrutura adequada para atender quem já chega tenso para fazer a prova. Sob o sol escaldante do verão nordestino, as pessoas se reuniram à sombra de um abrigo para passageiros de ônibus enquanto decidiam voltar para casa.

Em nota publicada às 8h desta quinta-feira (30), o Detran Alagoas informa a suspensão, em Maceió e nos postos situados no interior do Estado, da banca examinadora dos testes práticos, dos serviços de junta médica e de vistoria dos veículos.

Na mesma nota, a gestão do Detran pede desculpas à população e solicita ao sindicato dos servidores do órgão que reavalie a paralisação para a manutenção do diálogo entre administração e funcionários, sem causar prejuízos aos usuários e ainda permitir acesso às dependências do órgão para servidores e colaboradores que desejam exercer suas funções.