Arapiraca

Sessão da Câmara cobra criação da Guarda Municipal e questões da limpeza pública de Arapiraca

Por 7Segundos com Assessoria 21/11/2018 12h12
Sessão da Câmara cobra criação da Guarda Municipal e questões da limpeza pública de Arapiraca
Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Arquivo

Após o 7Segundos noticiar irregularidades na segurança municipal e os diversos atrasos de salários de funcionários da Eleva Ambiental, responsáveis pelo recolhimento do lixo, em Arapiraca, a Câmara Municipal realizou, na noite desta terça-feira (20), sua sessão ordinária tendo como local o auditório do CRIA, no bairro de Santa Edwirges.

Os vereadores Léo Saturnino e Fábio Henrique, tiveram indicações sua aprovada, solicitando ao prefeito Rogério Teófilo, a viabilidade de se adequar às determinações do Governo Federal e manter o aumento do piso salarial dos Agentes de Endemias e Saúde de Arapiraca. Dos mesmos vereadores, Léo Saturnino e Fábio Henrique, foi aprovada indicação  ao prefeito Rogério Teófilo, solicitando a formalização do Projeto criando a Guarda Municipal de Arapiraca.

Em sua justificativa, um dos autores  da indicação, Fábio Henrique, defendeu que em outros municípios menores que Arapiraca, já existem a Guarda Municipal, como São Miguel dos Campos, por exemplo. E destacou que uma cidade como Arapiraca, que tem uma população de quase 250 mil habitantes, ainda não tenha a Guarda Municipal e é preciso a sua criação.

Também foi aprovada indicação do vereador Edvanio do Zé Baixinho, solicitando à SMTT, fazer a pintura refletiva  dos redutores de velocidade e faixas de pedestres nos bairros Baixa Grande, Jardim Esperança e Cavaco. A indicação foi discutida pelo vereador Léo Saturnino, que afirmou que desde o ano passado, fazem essas solicitações, mas nunca foram atendidas pelo órgão.

O vereador Fabiano Leão, lamentou a situação em que se encontra Arapiraca, quando o assunto é lixo. Segundo ele, as redes sociais têm cobrado dos vereadores uma posição sobre o assunto, mas ele atribui este problema, ao prefeito Rogério Teófilo, lamentando que a situação é tão grave, que ao chegar no Centro Administrativo, não se sabe quem é o administrador, principalmente pela falta de entrosamento e comunicação entre os secretários.

Ele se referiu a Praça Marques da Silva, uma das principais artéria de Arapiraca, onde o lixo toma conta, deixando um péssima impressão para quem chega na cidade e encontra aquela situação.

A sessão também teve menções ao Dia da Consciência Negra e à Feira Literária - Fliara.