Trânsito

Agentes de trânsito "comemoram" dez dias de operação padrão sem proposta do município

Categoria reivindica melhoria nos salários e nas condições de trabalho

Por 7Segundos 23/12/2019 12h12
Agentes de trânsito 'comemoram' dez dias de operação padrão sem proposta do município
Categoria se reuniu em frente a SMTT - Foto: Ewerton Silva/ 7Segundos

Os agentes de trânsito de Arapiraca "comemoraram" nesta segunda (23) dez dias de operação padrão, sem proposta do município para a pauta de reivindicações da categoria. Os trabalhadores levaram um bolo, usaram narizes de palhaço e cantaram parabéns para a mobilização.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito (Sidatran), Reinaldo Calixto, uma comissão foi recebida por representates da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a pauta de reivindicações foi apresentada. "Mas eles pediram 30 dias de prazo para dar a resposta. Por isso, em assembleia, nós decidimos continuar a operação padrão até que a situação seja resolvida", afirmou.

A operação padrão foi deflagrada no dia 13 de novembro e teve como ponto alto a fiscalização dos ônibus urbanos que circulam por Arapiraca. Veículos de três empresas foram recolhidos para o pátio da SMTT por descumprimento de itens de segurança e de documentação. A atitude gerou uma reação da diretoria de fiscalização, que avisou os manifestantes que as fiscalizações só deveriam ser efetuadas quando houver autorização do departamento.

Um dos pontos da pauta de reivindicações, segundo o sindicalista, é a equiparação salarial com os agentes de trânsito de Palmeira dos Índios e Penedo, municípios menores e cujo trânsito não é tão complexo quando o de Arapiraca. "Em Penedo mesmo, não tem semáforo, não tem aplicação de multa, e o salário-base do agente é o dobro do nosso, que estamos em uma cidade com uma população muito maior e com muito mais responsabilidade", explicou.

O salário-base do agente de trânsito de Arapiraca atualmente é dum salário mínimo e que os trabalhadores recebem mais 10% de gratificação como servidores com nível médio. Como alternativa, a categoria propõe a implantação de um programa de carreiras exclusivo, incorporando as gratificações ao salário e ainda gratificação de nível superior. Atualmente 80% dos agentes da SMTT possuem diploma de curso superior.