Cidades

Pai faz apelo para que bebê com cardiopatia grave seja submetido à cirurgia com urgência

Pequeno Guyllerme tem menos de dois meses de vida, já passou por duas transfusões de sangue e só respira com ajuda de aparelhos

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 09/10/2020 16h04 - Atualizado em 09/10/2020 17h05
Pai faz apelo para que bebê com cardiopatia grave seja submetido à cirurgia com urgência
Guy nasceu em 16 de agosto com má formação no coração, lábios e pernas - Foto: Cortesia

Um pai desesperado resolveu apelar pela vida do filho, que tem uma grave cardiopatia congênita, nas redes sociais nesta sexta-feira (09), e está causando comoção em Arapiraca. Kledson Carlos afirma que ele e a esposa, Thaís Camila dos Santos, temem que o pequeno Guyllermme, que tem menos de dois meses de vida, não sobreviva o suficiente para ser submetido a uma cirurgia no coração.

"Ele está com um problema no coração e não aguenta esperar muito tempo, qualquer momento pode ser o último de sua vida", afirma o pai, em uma postagem no Instagram, que viralizou nas últimas horas. Na postagem, Kledson afirma que não precisa de ajuda em dinheiro. "Se alguém estiver lendo essa mensagem e tiver um amigo médico, ou alguém de órgão público que possa ajudar meu filho, eu agradeço de coração. Este é um apelo de um pai em desespero", declarou.

O 7Segundos conseguiu conversar com Kledson Carlos que explicou que o pequeno Guyllermme vive com a ajuda de aparelhos desde que nasceu, mas que seu estado de saúde agravou nesta sexta-feira e está muito instável. "A respiração dele está oscilando muito, mesmo com os aparelhos. Tem horas que ele está bem, aí de repente a respiração dele cai para 70 ou menos por minuto. Cada vez que isso acontece, ele pode não resistir", declarou.

Para sobreviver e se libertar dos aparelhos a que está ligado, o bebê precisa ser submetido a uma cirurgia cardíaca de emergência, que até o momento não estaria marcada para acontecer. "Não sabia mais o que fazer, por isso resolvi fazer esse apelo, para que alguém possa ajudar meu filho", declarou.

O pequeno Guy nasceu no dia 16 de agosto, mas no oitavo mês da gestação, uma ultrassom deixou a mãe em alerta. O exame detectou que os batimentos cardíacos do bebê estavam muito acelerados. Na época, os médicos tranquilizaram a mãe da criança, Thaís Camila, dizendo que a situação poderia estar relacionada ao fato de ela ter tomado café antes da realização do exame.

"A gente só soube o problema dele de verdade depois que ele nasceu. Na hora do parto fomos para o Chama, mas lá foi constatado que ele estava com os batimentos cardíacos acelerados, o que podia complicar o parto, e então a minha esposa foi transferida para o Hospital Regional, também porque lá tem UTI neonatal", conta.

Ao nascer, foi descoberto que os batimentos acelerados são causados por uma má-formação no coração. Guy também tem lábio leporino e as perninhas tortas. "Mas isso é o de menos. O problema do coração é o mais grave. Por conta dele, meu filho só consegue respirar com a ajuda de aparelhos e já teve que tomar sangue [receber transfusão] duas vezes", explicou.

Durante seus 54 dias de vida, o pequeno Guy sobrevive com a ajuda de aparelhos e apenas a mãe pode visitá-lo no hospital e passar algumas horas com o filho. "Estamos buscando ajuda em todos os lugares possíveis", conta Kledson Carlos.

Na manhã desta sexta-feira, Thaís Camila foi à Defensoria Pública e, no período da tarde, a assessoria comunicou que os defensores públicos estão empenhados em agilizar a cirurgia de Guyllermme, e irão ingressar com uma ação individual para que o bebê consiga todo o tratamento que precisar.