Arapiraca

Prefeitura pede ajuda da população no combate à pandemia durante ação no Centro

Na manhã desta quarta-feira (10), as equipes estavam com estande montado na Praça Marques da Silva

Por Assessoria/PMA 10/03/2021 15h03
Prefeitura pede ajuda da população no combate à pandemia durante ação no Centro
Ação da prefeitura na Praça Marques da Silva - Foto: Assessoria/PMA

Arapiraca foi inserida na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado do Governo do Estado, assim como toda a região do Agreste e Sertão de Alagoas. Sendo assim, as ações de combate à pandemia precisam ser cobradas com ainda mais afinco.

Desde o início da semana, equipes da Coordenação de Promoção à Saúde da Prefeitura de Arapiraca estão nas ruas do centro de Arapiraca abordando a população e pedindo ajuda no combate ao coronavírus, cobrando o cumprimento das medidas básicas de segurança, como o uso de máscaras, higienização de mãos e superfícies e também o respeito ao distanciamento social.

“Milhares de pessoas do Agreste e Sertão convergem para Arapiraca, principalmente para o centro da cidade, onde funciona a maior parte do comércio local. Sendo assim, nossas equipes tem realizado abordagem com objetivo de conscientizar os arapiraquenses e nossos visitantes de que essa guerra contra o vírus só será vencida com a colaboração de todos”, disse a coordenadora de Promoção à Saúde, Fátima Ramalho.

Na manhã desta quarta-feira (10), as equipes estavam com estande montado na Praça Marques da Silva.

Leitos Hospitalares

De acordo com o último Boletim de Ocupação de Leitos Hospitalares, publicado nessa terça-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a cidade de Arapiraca está com 92% de ocupação nos leitos de UTI para pacientes de Covid-19. Isso é preocupante porque, dos 51 leitos destinados, apenas 4 estão disponíveis.

A situação se repete também com relação aos leitos clínicos. Ainda de acordo com o boletim estadual, dos 90 leitos disponíveis, apenas 13 estão disponíveis, o que corresponde a uma ocupação de 86%.

Como Arapiraca é a cidade referência para a 2ª Macrorregião de Saúde, os leitos instalados no município são ocupados por pacientes de 48 cidades do Agreste e Sertão.