Geral

Comunidades de recuperação de dependentes químicos podem perder auxílio do governo federal

Fratercom faz apelo à bancada alagoana pela votação do orçamento

Por 7Segundos 22/03/2021 11h11
Comunidades de recuperação de dependentes químicos podem perder auxílio do governo federal
Comunidades acolhedoras de Alagoas podem ter manutenção comprometida devido demora na aprovação de orçamento - Foto: Ascom Seprev

Em seu dia a dia, as comunidades acolhedoras de dependentes químicos já enfrentam dificuldades financeiras, dependendo - além dos repasses públicos - de doações solidárias. Neste ano, o desafio para se manter está sendo ainda maior, de acordo com o presidente da Fratercom - organização que representa 23 associações de acolhimento a dependentes em Alagoas -, diácono Adimar Batista de Paiva, devido a demora do Congresso em aprovar o orçamento da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), responsável pelo repasse que é responsável pela maior parte do custeio das atividades.

O orçamento da Senapred, órgão ligado ao Ministério da Cidadania, para o ano de 2021 é de R$ 330 milhões, mas para que estes recursos possam ser repassados às associações acolhedoras de todo o país, ele precisa ser aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados. Por conta disso, diácono Adimar resolveu fazer um apelo à bancada alagoana no Congresso.

“Em todo o país, são 23 mil dependentes químicos e suas famílias que ficarão sem o apoio do governo federal. Uma porção dos recursos deste orçamento vem para as comunidades de acolhimento em Alagoas e milhares de alagoanos e suas famílias também poderão ser afetados. Por conta disso, contamos com o apoio dos deputados federais e senadores de Alagoas nesta empreitada tão necessária para a continuidade de nossos esforços pelos menos favorecidos da nossa sociedade”, declarou.