Agreste

[Vídeo] Prefeito e vereadores de Craíbas se reúnem com a Vale Verde para discutir construção de barragem e falta de água

Gestores demonstraram preocupação com impacto ambiental e para as famílias que residem próximo à área de barragem

Por 7Segundos 02/04/2021 13h01 - Atualizado em 02/04/2021 13h01
[Vídeo] Prefeito e vereadores de Craíbas se reúnem com a Vale Verde para discutir construção de barragem e falta de água
Prefeito e vereadores de Craíbas se reúnem com a Vale Verde para discutir construção de barragem e falta de água - Foto: Assessoria

O prefeito Teófilo Pereira (PP) e os vereadores de Craíbas tiveram uma reunião com a direção da Mineradora Vale Verde (MVV), que prevê para o início do segundo semestre o início da extração de minério concentrado de cobre no Projeto Serrote.

No encontro, o prefeito e os parlamentares demonstraram preocupação a respeito do impacto para ambiental e para as famílias que possuem propriedades rurais próximas à área da barragem construída pela MVV.

“Tivemos essa reunião porque eles estão causando danos ao meio ambiente e a gente quer saber da Vale o que eles irão fazer de compensação ambiental para o município de Craíbas, devido essa degradação”, afirmou Pereira, ressaltando que o município mantém parceira com a MVV “para o bem estar do município de Craíbas”.

Segundo o prefeito, há uma preocupação muito grande por parte do município sobre a segurança da barragem construída pela mineradora, além de reclamações referentes à falta de água no município. De acordo com ele, a interrupção no serviço se tornou mais frequente após a instalação de uma adutora para o projeto Serrote.


“A reunião foi para tratar justamente disso, da compensação ambiental no município, da barragem, o problema da água também”, declarou, esclarecendo que ficou marcada para a próxima semana, uma reunião entre a prefeitura, Câmara, Vale Verde e a Casal, para discutir meios para amenizar a falta de água no município.

Segundo o presidente de Câmara de Vereadores, Nando Rosendo (MDB), 67 famílias serão impactadas diretamente pela barragem que está sendo construída, porque as terras perderão valor comercial. O parlamentar declarou ter pedido aos diretores da MVV definirem uma maneira de indenizar essas famílias.

“Essa reunião foi provocada pelo pessoal da mineração e nós tratamos da situação da barragem. Eles estão passando as informações, para a gente repassar para a sociedade. Depois daquele episódio da barragem de Brumadinho, a população fica com medo. Eu sei que a MVV está fazendo uma estrutura muito segura, mas a população fica nos perguntando. Também discutimos a situação daquele pessoal que tem seus terrenos perto da barragem. A gente está vendo com a mineradora se tem como tirar esse pessoal do local, definir uma indenização, ou uma troca de propriedade. A gente só não pode deixar o nosso povo na mão”, ressaltou.