Alagoas

[Vídeo] Indígenas Aconã denunciam falta de escola em aldeia de Alagoas

A reivindicação é feita no dia dedicado aos povos indígenas

Por 7 Segundos com Assessoria 19/04/2021 18h06
[Vídeo] Indígenas Aconã denunciam falta de escola em aldeia de Alagoas
Indígenas Aconã denunciam falta de escola em Aldeia de Alagoas - Foto: Ilustração

Neste dia 19 de abril, dedicado à memória e à luta dos povos indígenas, o povo Aconã, cuja aldeia está localizada na cidade de Traipu, no Baixo São Francisco alagoano, reivindica a construção de uma escola dentro do território demarcado para a comunidade.

De acordo com Iara Saraiva Aconã, desde 2003, quando a comunidade obteve da Funai a documentação garantindo seu território, estava programada a construção de uma escola que nunca saiu do papel.

"São 18 anos de estudos sem a mínima estrutura e até hoje não houve nenhum pronunciamento de qualquer órgão, instância ou instituição pública que garanta esse direito", diz a porta-voz da aldeia.

"Em uma conversa com o Cacique Suraconã, liderança do povo Aconã, nos foi compartilhado que o racismo e as discriminações são constantes na vivência escolar das crianças Aconã nas escolas fora da comunidade. O preconceito violenta e afasta as crianças do ambiente escolar e dos estudos", continuou.

A história dos povos indígenas no Brasil é atravessada de diversas violências - genocídios, etnocídios, roubos territoriais, apropriações culturais, esvaziamentos de símbolos, etc.- onde saberes, costumes e línguas foram atacados e extintos a partir a colonização e da catequização. Escolas indígenas são um meio de resgate e fortalecimento identitário, comunitário, cultural e étnico através do repasse de saberes ancestrais em diálogo com a educação contemporânea ocidental.

"A educação é uma grande ferramenta de identificação das mazelas coloniais e de reverter os males históricos causados pelo racismo. Mas como estudar sem ter estrutura pra isso?", desabafou Iara Saraiva Aconã.

Confira o apelo através do vídeo abaixo: