Arapiraca

Acidentes com ciclistas cresce na pandemia da Covid-19, aponta levantamento do HEA

De 1° de janeiro até 18 de maio de 2021, foram 384 vítimas

Por Ascom Sesau 21/05/2021 16h04 - Atualizado em 21/05/2021 16h04
Acidentes com ciclistas cresce na pandemia da Covid-19, aponta levantamento do HEA
De janeiro até 18 de maio, unidade atendeu 384 vítimas de acidentes com bicicletas - Foto: Aline Silva/Ascom Sesau

O mais recente relatório divulgado pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, mostra que os acidentes com ciclistas aumentaram nesse período de pandemia da Covid-19.

O relatório aponta que, de 1° de janeiro até 18 de maio de 2021, o HEA atendeu 384 vítimas de acidentes com bicicletas. Desse total, foram 288 vítimas de quedas e 39 vítimas de colisões entre bicicletas e motos, entre outras ocorrências.

No ano passado, no mesmo período em referência, foram 366 atendimentos, sendo 305 vítimas de quedas de bicicletas e 36 vítimas de colisões entre bicicletas e motos, entre outras ocorrências.

Em relação ao número de óbitos, no ano passado não houve registro de mortes. No mesmo período deste ano, um paciente faleceu por conta de uma colisão grave entre automóvel e uma bicicleta.

Orientações – Por conta disso, o Projeto Preparando a Volta Para Casa, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), vem realizando uma série de atividades para orientação dos condutores de veículos e população acerca dos cuidados e prevenção de acidentes no trânsito.

Uma das ações ocorreu nas enfermarias da unidade hospitalar. A coordenadora do projeto, a psicóloga Mônica Leal, acompanhou as atividades juntamente com o capitão da Polícia Militar de Alagoas e advogado Emanuel Costa, com a distribuição de cartilhas educativas e palestras para as pessoas internadas, acompanhantes e familiares dos pacientes.