Covid -19

Tarcizo Freire tem projeto aprovado e cria o Dia Estadual dos Profissionais da Saúde que atuaram na linha de frente da Covid-19

“É indiscutível a bravura e o heroísmo de todos os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavirus", disse o deputado

Por 7 Segundos com Assessoria 25/05/2021 18h06
Tarcizo Freire tem projeto aprovado e cria o Dia Estadual dos Profissionais da Saúde que atuaram na linha de frente da Covid-19
Tarcizo Freire cria Dia Estadual do Profissional de Saúde que atuou no combate à Covid-19 - Foto: Assessoria

Durante sessão ordinária desta terça-feira 25, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), foram discutidas, votadas e aprovadas diversas matérias, entre elas, o Projeto de Lei 364/2020, de autoria do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), que dispõe sobre Dia Estadual dos Profissionais da Saúde que atuaram na linha de frente da Covid-19, no Estado de Alagoas, a ser celebrado no dia 18 de abril.

Foi nesta data que veio a óbito a primeira profissional de Saúde, vítima do coronavírus, a socorrista do SAMU, Maria da Conceição, de 58 anos de idade.

Com a aprovação, a data passará a integrar o calendário oficial de eventos do Estado. Freire explicou que o projeto de lei visa homenagear e reconhecer os relevantes serviços prestados pelos profissionais da Saúde.

“É indiscutível a bravura e o heroísmo de todos os profissionais que estão na linha de frente do combate ao coronavirus, em especial os profissionais da saúde. Que antes de profissionais comprometidos com a vocação e juramento, são pais, mães, filhos, avôs, enfim, com laços familiares e de vida social. Portanto, esse reconhecimento deve ser permanente” concluiu Tarcizo.

O deputado acrescentou que o mundo tem vivido momentos difíceis, não tendo nos últimos 100 anos, passado por tamanha situação como a vivenciada com pandemia da Covid-19. E que a humanidade precisará se reinventar no pós-pandemia, diante dos efeitos que surgirão na esfera pública e privada.

Ele ainda ressalta que segundo o Boletim Covid-19, nesta mesma data (18/04), o Estado tinha 132 casos confirmados e 10 óbitos.

Tarcizo Freire informou que, durante o mês de abril de 2020, o site TNH1, publicou a matéria que trazia a triste notícia do falecimento por Covid-19, da médica Dra. Eliane Buarque de Freitas de 63 anos.

A mesma matéria jornalística apresentava dados da Secretaria de Estado da Saúde, onde 27,5% das notificações no estado seria de médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que lidam diariamente com pacientes da doença.

No dia 11 de abril de 2020, o Boletim Covid-19, do Estado de Alagoas, apresentava 2.343 casos confirmados e 138 óbitos, provavelmente já existia cerca 644 profissionais da linha de frente contaminados e possivelmente dezenas de vítimas fatais.