Geral

Pesquisadores dizem ter descoberto medicamento promissor contra covid

Por Catraca Livre 04/06/2021 21h09
Pesquisadores dizem ter descoberto medicamento promissor contra covid
Covid-19 - Foto: Reprodução/Web

Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês) dizem ter descoberto um potencial medicamento contra a covid-19. Trata-se do antiviral Tempol, que segundo os pesquisadores, pode limitar a infecção por SARS-CoV-2 ao prejudicar a atividade de uma enzima viral chamada RNA replicase. O estudo foi publicado na revista científica Science.

A eficácia do Tempol foi descoberta quando os cientistas analisaram uma questão mais básica sobre como o vírus usa a enzima RNA replicase, que permite que o SARS-CoV-2 replique seu genoma e faça cópias de si mesmo após invadir a célula humana.

Em testes realizados em culturas de células, o medicamento mostrou-se capaz de limitar a infecção pelo novo coronavírus ao prejudicar a atividade dessa enzima viral.

Com base em estudos anteriores usando Tempol para outras doenças em animais, os autores do estudo observaram que as doses do remédio usadas em seus experimentos antivirais provavelmente poderiam ser alcançadas em tecidos que são alvos primários do vírus, como as glândulas salivares e os pulmões.

O resultado do estudo em animais deixou o grupo esperançoso, no entanto, estudos clínicos em seres humanos são necessários para determinar se a droga é eficaz em pacientes, particularmente no início do curso da doença, quando o vírus começa a se replicar.

Atualmente, o único antiviral autorizado para o tratamento da cvovid-19 é o Remdesivir. Ele também atua evitando a replicação viral, mas em um alvo diferente do Tempol.