Agreste

[Vídeo] Venda de milho verde começa a esquentar em Arapiraca

Espigas já podem ser encontradas na Praça do Abacaxi, tradicional ponto de venda de milho em Arapiraca no período junino

Por Sete Segundos 08/06/2021 17h05 - Atualizado em 08/06/2021 17h05
[Vídeo] Venda de milho verde começa a esquentar em Arapiraca
Milho verde começa a atrair clientela na praça do Abacaxi em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

O milho verde tão esperado no mês de junho já chegou em Arapiraca. As espigas já começam a ser vendidas da praça do Abacaxi, que no período junino se transforma em praça do milho, tamanha a oferta do produto no local.

Barraquinhas de milho na praça do Abacaxi em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

As vendas começaram a esquentar esta semana e até a semana que vem, quando apontam no calendário as primeiras datas comemorativas do mês: 12 de junho, dia dos namorados e 13 de junho, Dia de Santo Antonio, aí que a procura pelo milho verde deve aumentar. Pelo menos essa é a aposta dos vendedores, embora a clientela já esteja disposta a garantir o produto. A dona de casa Josefa da Silva disse que “pode até não ter festa, mas o milho verde não pode faltar para cozinhar, assar, fazer canjica e pamonha”.

Preço


O preço da mão de milho verde, que equivale a 50 espigas, varia por enquanto entre 25 e 45 reais na praça do Abacaxi. Essa diferença ocorre devido a fatores como o tamanho da espiga e a qualidade dos grãos, explica o agricultor e vendedor José Ferreira Filho. “Tem espiga que é pequenininha e cabe menos caroço e tem outras que são grandes, mas, aí tem que ter caroço de boa qualidade também, se não o preço cai”, explicou o vendedor. Outro fator que pode contribuir para aliviar o bolso do consumidor é a velha e boa pechincha, que diante da grande concorrência, pode sim causar efeito.

Seu José Ferreira vende milho na praça do Abacaxi há décadas. Foto: Giovani Luis - 7Segundos

Origem

Por enquanto,o milho vendido na praça do Abacaxi foi cultivado na região de Arapiraca mesmo, mais precisamente, na parte sul do município, como os povoados Camadanta, Taboquinha e também a Vila Bananeiras.

Vendedor mostra as espigas recém-chegadas à praça do Abacaxi. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Chuva

Vale destacar que segundo os vendedores, o milho vendido até agora é o “milho de chuva”, como são chamadas as espigas cultivadas sem o uso de sistemas de irrigação. Não utilizar a irrigação, o que demandaria gasto com energia elétrica, e dispor do milho sendo produzido na própria região, que proporciona economia com o frete, são fatores que podem contribuir para não elevar muito o preço do produto. Então, é só ir à compras e escolher as melhores espigas!!!