Covid -19

Por falta de leitos Covid em Arapiraca, Hospital Djacy Barbosa está pronto para retomar atendimentos

Uma representante do hospital participou de reunião com o MPF, MPE e prefeitura para tratar da reabertura

Por 7 Segundos 09/06/2021 18h06 - Atualizado em 09/06/2021 18h06
Por falta de leitos Covid em Arapiraca, Hospital Djacy Barbosa está pronto para retomar atendimentos
Hospital Memorial Djacy Barbosa - Foto: Ewerton Silva (7 Segundos)

Arapiraca enfrenta há vários dias com a ocupação total nos leitos de UTI Covid nos três hospitais que atendem pacientes infectados com coronavírus. Para ajudar no combate à pandemia e no tratamento dos casos mais graves, o Hospital Djacy Barbosa, localizado no centro de Arapiraca, está prestes a retomar o atendimento.

A assistente social da unidade hospitalar, Tâmara Íris, participou, nesta quarta-feira (9), de uma reunião com o prefeito Luciano Barbosa, secretária Municipal de Saúde, médica infectologia Luciana Fonseca, além de outros representantes da prefeitura e dos Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE).

Durante o encontro, Tâmara disse que o hospital está à disposição da sociedade para retomar as atividades e possibilitar o aumento de leitos no município.

“A unidade funcionou até setembro do ano passado, em parceria com o município e a Secretaria Estadual de Saúde. Estamos seguindo todas as normas sanitárias e de segurança para a reabertura do hospital”, acrescentou.

Ficou acordado que, nesta quinta-feira (10), uma equipe da Vigilância Sanitária Municipal, com apoio do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a fim de atestar a reabertura e a viabilidade técnica para o funcionamento do hospital, com a implantação de novos leitos de UTI e enfermaria para a população.

Por sua vez, a secretária de Saúde de Arapiraca, a médica-infectologista Luciana Fonseca, fez uma sugestão para que, nesta quinta-feira (10), uma equipe de técnicos da Vigilância Sanitária Municipal realize uma nova inspeção no hospital, com o apoio do Conselho Regional de Medicina de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a fim de atestar a reabertura e a viabilidade técnica para o funcionamento do hospital, com a implantação de novos leitos de UTI e enfermaria para a população.