Religião

Morte de Dom Valério Breda completa um ano e fiéis prestam homenagens

Diocese segue sem bispo desde então; processo segue de forma sigilosa no Vaticano

Por 7 Segundos 16/06/2021 18h06
Morte de Dom Valério Breda completa um ano e fiéis prestam homenagens
Morte de Dom Valério Breda completa um ano - Foto: Reprodução Boa Informação

Em 16 de junho de 2020 partia desta vida o bispo da Diocese de Penedo, dom Valério Breda. Nesta quarta-feira (16), fiéis celebram o aniversário de morte do religioso, que partiu após um Acidente Vascular Cerebral.

Como forma de homenagem, a diocese realizará uma missa solene, às 19h, na Catedral de Penedo. Centenas de fiéis publicaram suas homenagens a Dom Valério através das redes sociais.

O líder religioso da Diocese de Penedo chegou a ficar dois meses internado em um hospital de Maceió, após ser encontrado desacordado em seu quarto na Casa Paroquial de Penedo. Na ocasião ele foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo e transferido de helicóptero para a capital alagoana.

O bispo de Penedo nasceu em San Fior, Itália, em 24 de janeiro de 1945, e tinha 45 anos de vida sacerdotal, 22 delas dedicadas à Diocese de Penedo, onde seguia o lema ‘Caritas Christi Urget” - O amor de Cristo pede, em tradução do latim. No mês em que completou 75 anos de idade, encaminhou a carta de renúncia, para que seu sucessor fosse escolhido e ele se tornasse bispo emérito. Antes da morte dele, não havia uma definição do Vaticano quanto ao novo bispo de Penedo.

Diocese segue sem bispo

Um ano após a morte de Dom Valério, a Diocese de Penedo segue sem um bispo. O Portal 7 Segundos entrou em contato do o Padre Daniel Nascimento, que está responsável pela administração da diocese desde a partida de Dom Valério, que explicou que o processo de escolha do novo bispo é feito de forma sigilosa pelo Vaticano.

"Não temos como prever quando nos será designado um novo bispo porque o processo é feito de forma sigilosa pelo Vaticano", explicou.

Segundo Padre Daniel, a escolha é dividida em etapas. No início, o Vaticano encaminha cartas e analisa diversos possíveis nomes no clero.

Em seguida a pesquisa se estreita até chegar em três nomes, que são conduzidos à Roma e escolhidos pelo papa.

No geral, o processo de eleição de um bispo demora algum tempo, normalmente 9 meses, podendo chegar a 2 anos ou mais.

Bispo é o grau máximo do sacramento da ordem, os bispos do mundo inteiro sucedem os Apóstolos, com o papa a frente, os bispos são responsáveis pelo ensinamento da Palavra de Deus, pela celebração da Eucaristia e demais sacramentos e pela animação e organização dos carismas e ministérios do Povo de Deus. 

O bispo é, em suas diocese, o princípio visível e o fundamento da unidade com as outras dioceses e com a Igreja universal.