Arapiraca

[Vídeo] Mariana volta para casa sã e salva após atuação das forças da SSP

Foi uma noite de expectativa e emoção pelo retorno da jovem à sua residência, no Bairro verdes Campos, em Arapiraca

Por Sete Segundos 17/06/2021 07h07 - Atualizado em 17/06/2021 09h09
[Vídeo] Mariana volta para casa sã e salva após atuação das forças da SSP
Mariana recebe o abraço da mãe ao retornar para casa - Foto: Giovanni Luiz -7Segundos

Foram momentos de tensão e expectativa em frente à casa da adolescente Mariana Santos Farias, 14 anos, desde que foi divulgada a notícia nas redes sociais por volta das 9 horas da noite de que Mariana havia sido encontrada pelas forças da segurança pública que desde cedo faziam buscas na tentativa de localizar os bandidos que estavam com a jovem estudante que foi sequestrada no início da tarde desta quarta-feira (16) de dentro de sua residência no Bairro Verdes Campos, em Arapiraca. Os criminosos também deixaram os pais da menina presos dentro de casa antes de saírem com a vítima num veículo Cherolet Onix de cor vermelha tomando destino ignorado .

Parentes e vizinhos foram para a porta da casa de Mariana. Na frente da casa, sentada e aparada pela família e pelos amigos, estava a mãe de Mariana, Josefa Batista, em meio às lágrimas e tomada por uma grande emoção e ansiedade pela chegada da filha. Gestante, a mãe da jovem não seguiu com o pai da menina até a cidade de Campo Alegre, onde Mariana foi encontrada pela polícia.

Mariana sorri ao rever mãe após ser encontrada pela polícia e voltar para casa. Foto: Giovanni Luiz -7Segundos

Em meio ao clima de muita comoção, o primeiro a chegar à casa foi o tio de Mariana, José Batista. Assim que desceu da viatura da PM que o trouxe até Arapiraca, ele deu a notícia: “ela está bem e está vindo”. Rapidamente, José Batista deu uma rápida entrevista na porta da casa da sobrinha e confirmou que a jovem estava caminho e que não havia sofrido nenhum tipo de violência, mas sem dar maiores detalhes sobre o que teria motivado o sequestro.

Já passavam das 10 horas da noite quando o comboio de viaturas das polícias civil e militar apareceram na rua onde fica a casa de Mariana trazendo a menina com as sirenes e os giroflexes ligados. Os moradores aplaudiram a chegada dos carros parabenizando o trabalho da polícia e também saudando a jovem que desceu da viatura estampando um largo sorriso e caminhando feliz direto para os braços da mãe. O Pai de Mariana, que veio com a filha na viatura, também se juntou ao abraço emocionado da família pelo alívio e alegria de ter a menina de volta, sã e salva.

Vizinhos aplaudem o retorno de Mariana para a casa. Foto:Giovanni Luiz - 7Segundos

Rapidamente, Mariana foi levada para dentro de casa e lá todo o restante da família e amigos próximos se juntaram para saber como tudo aconteceu. Do lado de fora, quem se aproximava da casa era o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça ao lado dos delegados Gustavo Xavier (Chefe da Deic), Mário Jorge Barros (Gerente de Polícia Judiciária da Região-3), GuilhermeIusten (Del. Regional de Arapiraca) e Carlos Alberto Reis (Delegado Geral da Polícia Civil-AL), além do novo Comandante do 3° BPM de Arapiraca, Tenente Coronel Eliezer Roosevelt.

Em entrevista coletiva, o Secretário Alfredo Gaspar destacou o empenho dos delegados e do contingente das polícias militar e civil que se empenharam na localização dos criminosos e na busca pela jovem Mariana Santos, que foi encontrada numa estrada próxima à Usina Porto Rico, no município de Campo Alegre. Antes, a polícia ainda entrou em confronto com os criminosos em uma outra estrada da região onde três dos bandidos foram a óbito após uma troca de tiros com as forças de segurança e outros dois, presos.

Com os criminosos a polícia aprendeu dois revólveres, uma calibre 22 e o outro, um 38, e uma pistola, além de 10 munições deflagradas.

Armas e munição apreendidos pela polícia com os criminosos. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

“Quero destacar aqui o empenho de todos os delegados e demais policiais nesse caso que foi uma das minhas maiores missões dentro da secretaria e que cumpro com a maior satisfação porque quando estive aqui ainda durante a tarde, conversando com a família de Mariana, eu disse que iria trazê-la de volta para o mesmo lugar de onde ela saiu, e assim cumprimos essa missão. O mais importante de tudo é que Mariana está bem e era isso o que importava para todos nós, trazê-la de volta em segurança”, disse o secretário Alfredo Gaspar.

O delegado Gustavo Xavier, que comanda a Deic (Divisão Especial de Investigações e Capturas), revelou em entrevista que a o sequestro da jovem Mariana foi motivado por dinheiro. Segundo o delegado, o responsável pela trama do crime, conhecido como “Maurício Gordo”, era de Arapiraca e conhecia a família da estudante. Saiba mais detalhes sobre a entrevista do delegado Gustavo Xavier em outra reportagem do Portal 7Segundos.