Política

Thiago ML declara apoio a agentes de saúde e de endemias na aprovação da PEC 22

Presidente da Câmara e outros vereadores asseguraram que irão encaminhar ofício ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira

Por 7Segundos com Assessoria 15/09/2021 14h02
Thiago ML declara apoio a agentes de saúde e de endemias na aprovação da PEC 22
Thiago ML subiu no trio e prestou apoio aos manifestantes - Foto: Ascom Câmara de Arapiraca

A manifestação dos agentes de saúde e de agentes de endemias no pátio da Câmara Municipal de Arapiraca foi ouvida pelos vereadores. O presidente da Casa, Thiago ML e os parlamentares Vicente do Remédio, Fabiano Leão, Márcio do Canaã e Márcio Marques garantiram apoio para a aprovação em Brasília da PEC 22, que trata do reajuste do piso nacional da categoria de profissionais de saúde.

Os vereadores estiveram no protesto e garantiram publicamente que irão encaminhar ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, solicitando empenho para que a matéria seja discutida nas comissões e colocada em votação.

A PEC 22 tem como objetivo atrelar o salário base da categoria ao salário mínimo vigente no país. Com a aprovação dela, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias, passam a receber vencimentos equivalentes a dois salários mínimos.


Em seu pronunciamento, Thiago ML disse que além de cobrar Arthur Lira, vai encaminhar ofícios aos nove deputados federais e três senadores, que compõem a bancada alagoana em Brasília, para eles também se comprometam com a pauta. Ele defendeu a união da bancada e disse que ela "não pode se acovardar e deixar a categoria no meio do caminho depois de tantas lutas".

O presidente da Câmara também chamou a atenção para a necessidade do reajuste salarial da categoria, em decorrência da crise econômica que o país atravessa. Ele citou como exemplo o preço do botijão de gás, que corresponderia a 10% do salário mínimo devido a inflação, e reafirmou seu compromisso em continuar lutando pela categoria, em Alagoas ou mesmo em Brasília.