Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Messias: Centro de Atenção Psicossocial Marina José da Silva Peixoto completa dez anos de existência.

05/09/2021 16h04 - Atualizado em 06/09/2021 07h07
Messias: Centro de Atenção Psicossocial Marina José da Silva Peixoto completa dez anos de existência.

O Centro de Atenção Psicossocial de Messias (Caps), comemorou neste sábado (6) - semana da emancipação politica da cidade - dez anos de existência no município. Uma data festejada com muita alegria para aqueles que fazem aquela instituição, sobretudo, para os usuários do Caps. Estiveram presentes à solenidade o prefeito Marcos Silva, o vice-prefeito Marcos Valério, representando a Câmara Municipal o presidente Ary Clayton, secretários municipais, o consultor jurídico Djalma Elói, servidores da saúde municipal e a sociedade em geral.

O Caps oferece atendimento as pessoas portadoras de transtornos mentais moderados e graves. A partir de atendimento clínico, que é constituído por uma equipe multiprofissional formada por médica psiquiatra, psicólogas, assistente social, enfermeira, técnicas de enfermagem, farmacêutico. Ele foi inaugurado no dia 6 de setembro de 2011, recebendo o nome de Marina José da Silva Peixoto, uma justa homenagem a essa eficiente trabalhadora da área da saúde pública de Messias.

A coordenadora do Caps, Aryele Vilar, falou sobre essa dia tão importante: “Esse é um dia muito importante para todos nós. Estamos comemorando o aniversário do Caps com muita alegria e satisfação, apesar dos desmandos que encontramos no Caps fruto da antiga gestão com sua estrutura física totalmente destruída, a exemplo da piscina que não funcionava, mas hoje ela se encontra pronta para uso e utilização dos profissionais para realização de grupos. Em apenas nove meses de gestão do prefeito Marcos Silva, conseguimos dar uma nova vida ao Caps. Fizemos diversas modificações na parte estrutural para melhor acolher aos usuários que passam o dia em tratamento", enfatizou.  

Aryele falou sobre as atividades no Caps: “ Fizemos uma parceria com a fisioterapia para utilizar a piscina para a prática de hidroginástica, um tratamento pioneiro em Messias, que proporciona melhorias significativas na reabilitação. Temos ainda o atendimento individual, em grupo, familiar, em crise, visitas domiciliares, fisioterapia, ações de integração junto com assistência social, educação, saúde, esporte, agricultura, cultura e lazer, afim de proporcionar aos nossos pacientes a reinserção social, que é a principal característica e função do Caps, ou seja,  tornar o indivíduo protagonista da sua própria vida para que ele exerça na sociedade seu papel e tenha seus direitos civis preservados. Todo esse sucesso, essas conquistas jamais seriam possíveis sem o apoio do prefeito Marcos Silva, do secretário Rafael Ayres e, sobretudo, do trabalho importantíssimo desses abnegados que fazem o Caps em Messias”, afirmou.

“Estamos aos poucos resgatando a saúde pública em Messias. Estamos saindo de uma crise mundial devido a pandemia do Covid-19, mas, graças a Deus, estamos conseguindo melhorar nosso sistema de saúde. O prefeito não tem medido esforços para atender as necessidades da secretaria de saúde. Hoje, fico feliz por estarmos aqui comemorando o aniversário do nosso centro psicossocial. Parabenizo a todos os servidores dessa instituição", disse o secretário de saúde Rafael Ayres.

O vice-prefeito Marcos Valério lembrou da justa homenagem feita a inesquecível servidora pública Marina Peixoto: "Quero nesse momento dizer a todos que, quando vereador, com muito orgulho e justiça fiz um requerimento para que fosse prestada uma homenagem a nossa inesquecível amiga Marina Peixoto que deu sua vida para o bem da saúde pública de Messias. Parabéns aos funcionários do Caps e parabéns aos servidores da saúde em nossa cidade".

O presidente da Câmara Municipal de Messias, vereador Ary Clayton, reafirmou seu compromisso com os messienses, dizendo que sua missão é ajudar Messias a trilhar pelos caminhos do desenvolvimento: "Meu compromisso é com o desenvolvimento de Messias. Quero nesta data especial, parabenizar a todos os servidores da saúde municipal pelo empenho, trabalho, dedicação, amor e carinho com que tem tratado a saúde em nosso município. Parabenizo aos incansáveis servidores públicos do Caps de Messias os quais têm feito um excelente trabalho à frente dessa instituição. Contem comigo e com meu apoio", afirmou.

“É preciso que todos saibam da herança maldita que assumimos a prefeitura. As secretarias praticamente sucateadas. Como muito bem colocou o prefeito Marcos Silva, estamos reconstruindo uma nova Messias. Hoje, estamos vivenciando outra realidade, já estamos sentindo os efeitos dessa administração. Quero parabenizar aos abnegados servidores do Caps coordenados pela amiga Aryele”, disse a secretária de Assistência e Ação Social, Ana Paula Narciso.

O prefeito Marcos Silva parabenizou os servidores da saúde municipal e elogiou o trabalho desenvolvido pela coordenadora do Caps, Aryele Vilar: “Gente, é motivo de muito orgulho e satisfação ver o trabalho que está sendo realizado no Caps. Em apenas oito meses conseguimos mudar a realidade daquele centro psicossocial. Aryele, você está de parabéns pela forma com que tem conduzido os trabalhos no Caps. Meus parabéns e agradecimento estendem-se a todos os servidores do Caps; a vocês meu carinho, abraço e respeito. Contém comigo no que for preciso e em qualquer circunstância. Temos muito ainda por fazer, mas aos poucos estamos dando uma nova cara a saúde em Messias”, disse ele.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos