Politicando

Politicando

Politicando

Renan Filho poderá esperar prazo de renúncia de JHC para anunciar candidato ao Governo

Governador ainda não definiu nome para sua sucessão

06/11/2021 07h07
Renan Filho poderá esperar prazo de renúncia de JHC para anunciar candidato ao Governo

As últimas pesquisas de opinião pública sobre a disputa ao Governo de Alagoas mostram a preferência do eleitorado pelos nomes do grupo político liderado por JHC (PSB) e Rodrigo Cunha (PSDB). Já as opções que o governador Renan Filho (MDB) tem também pontuam bem, mas não estão sendo atrativos para os eleitores.

Se as eleições fossem hoje, o prefeito de Maceió seria eleito governador facilmente – segundo as pesquisas. Mas acontece que o candidato do seu grupo deverá ser o senador Cunha. Um ou outro sairiam vitoriosos.

Mas este cenário pode ser inviabilizado por um fator que pode ser crucial: Renan Filho poderá esperar o prazo de desincompatibilização de JHC para anunciar oficialmente o candidato à sucessão. Isso por que o prefeito de Maceió precisa renunciar ao cargo para poder registrar candidatura.

O risco é alto, é verdade! Mas, mesmo renunciando ao cargo, certamente JHC teria o apoio de Ronaldo Lessa (PDT), que tomaria posse como prefeito da Capital. Fato é que “Jota” continuaria com a máquina pública ao seu dispor.

A decisão que precisa ser tomada, porém, é sobre quem será o candidato: JHC ou Cunha. Por outro lado, Renan Filho precisa tomar o mesmo posicionamento. Enquanto isso, o eleitor fica cada dia mais confuso.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos