Blog do Roberto Ventura
A política de alianças; as estratégias para as eleições de 2022

O resultado das eleições tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado Federal passa, necessariamente, pelos grupos dominantes recém-surgidos em Alagoas. Nestes, podemos incluir o governador Renan Filho, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, o senador Rodrigo Cunha e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Victor. Os senadores Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello e o vice-prefeito de Maceió Ronaldo Lessa também atuarão como atores principais no cenário político que se avizinha.
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, tem sua administração bem avaliada pela opinião pública, por isso, é um dos favoritos a vencer as eleições para o Governo do Estado. Em relação a Rodrigo Cunha, esse, precisa dá maior visibilidade as suas ações no Senado, principalmente aquelas que beneficiem a população. Pesquisas eleitorais recentes dão vantagem ao senador na disputa ao Palácio Floriano Peixoto. Cunha é um nome com bastante densidade eleitoral e que, certamente, estará no páreo com chances reais para conquistar o Governo de Alagoas.
Renan Filho faz um governo bem avaliado, mas ainda não definiu – pelo menos publicamente -, quem, vai apoiar para a sua sucessão. É fato que seu governo possui boa aceitação de parte dos alagoanos, mas, apesar disso, o govenador sabe que terá uma parada difícil para tentar emplacar seu sucessor, bem como, não terá vida fácil na disputa - possivelmente contra Collor de Mello - na única vaga para o Senado Federal.
Apesar de essas lideranças possuírem bom potencial político, é preciso, mas que nunca, fazer a política de alianças e, aquele que conseguir atrair para si o apoio de grande parte das lideranças, sairá na frente, tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado, até porque ninguém é forte sozinho.
Se a política de alianças já é imprescindível, agora mais que nunca, ela será essencial, fundamental para que esses grupos políticos possam alcançar o sucesso nas urnas. Aquele que tiver as melhores estratégias, compor com inteligência, usar com sabedoria e desenvoltura o tempo de TV, mostrar o diferencial, sem dúvidas, terá maiores chances de vitória.
Aquele que estiver bem avaliado e em sintonia com o eleitor, sem dúvidas, terá maiores chances e possiblidades de conquistar a vitória.
Sobre o blog
Roberto Ventura: Bel. em Ciências Sociais ( Cientista Político), Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional
Arquivos
Últimas notícias

Indícios de transnacionalidade levam PF a apreender material de aeronave que caiu em Coruripe.

Valdemar admite ‘planejamento de golpe’, mas nega crime porque não foi efetivado

Discussão por cachorro pode ter motivado homicídio com chave de fenda em Arapiraca

Colisão entre carro e motocicleta deixa homem ferido em Arapiraca

Prefeitura de Palmeira identifica fraudes e reforça fiscalização no Programa Caminhos da Universidade
