Politicando

Politicando

Politicando

Bruno Toledo passa de oposicionista a porta-voz do grupo liderado pelos Calheiros

Deputado estadual se filiou ao MDB

12/05/2022 17h05
Bruno Toledo passa de oposicionista a porta-voz do grupo liderado pelos Calheiros

“Mudou da água para o vinho”. Essa é a frase mais dita nos corredores da Assembleia Legislativa Estadual (ALE) a respeito da mudança de grupo político por parte do deputado estadual Bruno Toledo. De crítico ferrenho da gestão de Renan Filho, o parlamentar passou a ser o porta-voz do grupo situacionista quando o assunto é a eleição indireta.

Após passar pelo PSDB e PROS, Toledo se filiou ao MDB da família Calheiros para disputar a reeleição este ano. Mas a troca de legenda não foi planejada. Ele pretendia se filiar ao União Brasil (UB) quando a federação entre DEM e PSL era comandada pelo presidente da ALE, Marcelo Victor (MDB).

A troca de partidos, que deveria ser interpretada apenas como “sobrevivência política”, foi além. Bruno Toledo tem sido o defensor da realização da eleição indireta em “regime de urgência” para que Paulo Dantas (MDB) assuma o governo-tampão. Ele tem defendido com unhas e dentes o seu novo grupo político.

HISTÓRICO DE CRÍTICAS

Bruno Toledo criticou a ausência do governo do Estado nas discussões e audiências públicas realizadas na Casa acerca do Plano Estadual da Educação (PEE), e disse não entender o veto ao artigo 12, que veda a distribuição nas escolas de material didático e paradidático com conteúdo que determine, promova ou induza a orientação de cunho sexual, afetivo ou de gênero.

Em 2017, Toledo denunciou que foi alvo de retaliação do então governador Renan Filho contra sua iniciativa de convocar a secretária estadual de Prevenção à Violência, Esvalda Bittencourt, para esclarecer denúncias de uso eleitoral da política antidrogas, feitas pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.

Ele também chegou a usar a tribuna da Casa de Tavares Bastos para criticar o governo de Renan Filho referente aos investimentos na área da saúde no Estado. O parlamentar questionou o porque do uso dos recursos da Fecoep (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza) para a reforma do Hemoal.

Segundo o parlamentar, o problema da Saúde em Alagoas não é dos secretários, mas do próprio governador que não prioriza a pasta como importante. O argumento é de que não há lógica investir recursos da Fecoep na área da saúde, sendo que o fundo deve ser usado para a erradicação da pobreza.

Agora, filiado ao MDB, o discurso de Bruno Toledo mudou “da água para o vinho”.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos