Politicando
MDB vai sondar nome de Kelmann Vieira como candidato do partido à prefeitura de Maceió
Vereador vai aparecer nas próximas pesquisas internas da legenda sobre a sucessão municipal na capital
Embora adormecida pelo escândalo do colapso das minas da Braskem, uma importante estratégia foi definida pelo MDB para a disputa eleitoral de 2024 em Maceió, ainda antes da eclosão deste capítulo da tragédia.
Com o relógio correndo e sem um nome de peso para rivalizar com o atual prefeito JHC no pleito municipal, a cúpula calheirista autorizou o vereador e ex-secretário Kelmann Vieira (Podemos) a viabilizar o seu nome na eleição majoritária.
Na prática, Kelmann recebeu sinal verde para ‘chamar para si’ a disputa pela prefeitura, fazendo o contraponto ao prefeito na câmara de vereadores. O nome do vereador também será sondado em pesquisas internas, que vão medir o seu índice de popularidade junto ao eleitorado da capital.
É fato que, mesmo antes do escândalo das minas, Kelmann já havia acelerado o motor da oposição ao prefeito na Casa de Mário Guimarães, e isto já estava incomodando o chefe do executivo.
Embora esteja muito aquém do que o MDB precisa, do ponto de vista pessoal de Kelmann uma candidatura majoritária traria a ele mesmo bons resultados. Invariavelmente, ao enfrentar JHC numa disputa direta, o vereadora sairia ‘maior’ do que entrou, mesmo em caso de derrota.
O resultado, mesmo negativo, poderia alçar o delegado à voos maiores em 2026. Como sua esposa, Flávia Cavalcante, é a candidata natural da família a mais um mandato na ALE, Kelmann poderia ser um nome viável à câmara dos deputados.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
Governo pode acelerar debate sobre fim da escala 6x1 enquanto PEC avança na Câmara
Secretaria de Agricultura de Maragogi realiza abertura do Ano Rural com agricultores e lideranças da zona rural
Jovem trans de 18 anos é identificada como autora de ataque a tiros em escola no Canadá
PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master
Educação prorroga prazo de chamada pública para agricultura familiar até 23 de fevereiro
