Politicando
MPF pede arquivamento de ação de Arthur Lira contra Felipe Neto
O influenciador digital havia chamado o deputado federal de “excrementíssimo”

Apesar de considerar que Felipe Neto foi desrespeitoso, o Ministério Público Federal (MPF) pediu o arquivamento da ação por injúria movida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), contra o influenciador por ter se referido ao deputado como “excrementíssimo”.
O órgão entendeu que o episódio não passou de um desabafo e que, em virtude da exposição pública, a pessoa ofendida está sujeita a críticas.
O MPF aponta que a vítima [Arthur Lira] é titular do cargo público de deputado e que, por vezes, sob certas circunstâncias, recebe críticas depreciativas e que no contexto em que se inserem, não alcançam o limite de serem classificadas como delituosas.
O pedido de arquivamento foi assinado pelo procurador da República Carlos Henrique Martins Lima na última quinta-feira (16). O documento sustenta ainda que as palavras duras dirigidas ao deputado, representam conduta moralmente reprovável, mas se trata de um impulso, um desabafo, não havendo real desejo de injuriar o presidente da Câmara, Arthur Lira.
O deputado Arthur Lira afirmou que vai recorrer da decisão do Ministério Público Federal. O recurso será enviado para a Câmara de Coordenação e Revisão do MPF.
O influenciador comemorou o pedido de arquivamento em suas redes sociais. De acordo com Felipe Neto, o MPF reconheceu a ação como uma tentativa de Lira silenciá-lo.
Relembre o caso
Durante o simpósio “Regulação de Plataformas Digitais e a urgência de uma agenda”, realizado em 23 de abril, Felipe Neto criticou Arthur Lira por ter “triturado” o PL das Fake News, relatado por Orlando Silva (PCdoB-SP). “É possível que a gente altere a percepção de um projeto de lei, que, infelizmente, foi triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira”, disse o influenciador.
Felipe Neto foi autuado por injúria qualificada pela Polícia Legislativa, e a Câmara dos Deputados excluiu de suas plataformas de vídeo o trecho do simpósio em que o influenciador participa. Nas redes sociais, Felipe afirmou que a intenção, ao citar o termo, “foi claramente fazer piada com a palavra ‘excelentíssimo’, uma opinião satírica, jocosa, evidentemente sem intenção de ofensa à honra”.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Homem fica ferido após ter pé perfurado por anzol em Marechal Deodoro

Colisão entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no Tabuleiro do Martins

Suspeito de estupro de vulnerável é encontrado morto em fazenda, em Boca da Mata

Corpo de Juliana Marins chega ao Brasil no início da noite desta terça (01)

Americanas anuncia fechamento de loja em Delmiro Gouveia, Sertão de AL
