Politicando
Câmara avança no debate sobre criminalização do MST; Paulão chama pauta de ‘retrocesso’
Com a aprovação do PL, “invasores de terra” ficam impossibilitados de receber auxílios governamentais

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (21), o texto base da proposta que estabelece restrições e impedimentos para invasores e ocupantes ilegais de terras e prédios públicos.
Pela proposta, quem invadir terras fica proibido de participar do programa nacional de reforma agrária; receber benefícios ou incentivos fiscais, como crédito rural; ser beneficiário de programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida; se inscrever em concursos públicos ou ser nomeado em cargos públicos comissionados; além da proibição em receber auxílios, benefícios e demais programas do governo federal.
A proibição, nos casos mencionados, é por oito anos, contados do trânsito em julgado da condenação.
O deputado federal Paulão (PT), usou as redes sociais para se colocar contra a aprovação deste projeto de lei, que acaba criminalizando os grupos que lutam pela terra, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“A Câmara aprovou um verdadeiro retrocesso na democratização do acesso às terras, tirando o direito dos assentados dos movimentos agrários de receberem benefícios do governo federal”, disse.
O deputado petista reiterou que seu voto foi contra a aprovação do projeto anti-MST, e avisou que a luta pelos movimentos agrários irá continuar.
A base de oposição ao governo Lula na Câmara, atribui a boa recepção do texto no plenário a atuação da CPI do MST, que nas palavras do relator da comissão, deputado Ricardo Salles (PL-SP), expôs as vinculações criminosas das invasões de terras no Brasil.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Caminhão é encontrado abandonado na entrada do Sítio Luciana em Palmeira dos Índios

Câmara de Novo Lino recebe nota zero em transparência pública na gestão da ex-presidente Núbia Lima

Brasil tem mais nove casos de intoxicação por metanol, com três mortes

Princípio de incêndio atinge residência no conjunto Village Campestre, em Maceió

Bombeiros controlam incêndio que atingiu residência no bairro da Levada, em Maceió
