Politicando
Decisão do STF garante a Marcelo Victor e Galba Netto mais uma reeleição
Várias decisões da corte superior tornam legal a reeleição de presidentes de casas legislativas

Duas decisões proferidas pelo plenário do STF garantem, em tese, mais uma reeleição tanto ao deputado Marcelo Victor (MDB) na Assembleia Legislativa, quanto a Galba Netto (PL) na Câmara de Vereadores de Maceió.
Em dois julgamentos, em dezembro de 2022 e abril de 2023, o entendimento do STF é o de que a observância do limite de apenas uma reeleição independe de os mandados consecutivos se referirem à mesma legislatura e que a vedação à reeleição ou recondução se aplica somente para o mesmo cargo da mesa diretora.
Por fim, os ministros definiram uma ‘data de corte’: não são consideradas, para fins de inelegibilidade, as composições eleitas antes de 07/01/2021, com exceção, nas palavras do acórdão final, “se configurada a antecipação fraudulenta das eleições como burla ao entendimento do Supremo”.
No caso de Marcelo Victor, uma antecipação da eleição da mesa diretora realizada em 2020 permitiu com que o deputado se candidate a mais um período como presidente da Assembleia.
A primeira eleição de Victor ocorreu em 1º de fevereiro de 2019, para o mandato entre 2019 e 2021. No entanto, antes do final deste mandato, em 03 de novembro de 2020, o deputado realizou uma nova eleição em que disputou a presidência em chapa única, ganhando mais dois anos de mandato.
Esta eleição foi realizada antes da data de corte estipulada pelo STF (07/01/2021). Assim, Victor foi aclamado mais uma vez presidente da ALE (desta vez por unanimidade) em 01/02/2023 para o mandato atual - e que para efeito da decisão do STF, é o ‘primeiro mandato’ do deputado.
Já o caso de Galba Netto (MDB) na Câmara de Maceió é semelhante, com a diferença de que o vereador tem um mandato a menos que Marcelo Victor. Galba se elegeu presidente pela primeira vez em 01/01/2021 - portanto, seis dias antes da ‘data de corte’ estipulada pelo STF.
Como se elegeu novamente presidente numa eleição antecipada para o dia 30/06/2021, Galba tem apenas uma eleição após a data definida pela súmula do STF, podendo assim candidatar-se mais uma vez ao cargo.
A diferença visível, nos dois casos, é política. Enquanto MV tem caminho livre na ALE para mais um mandato na presidência, Galba tem dificuldades em angariar os votos suficientes para mais um período à frente da Casa de Mário Guimarães - sendo seriamente ameaçado por Marcelo Palmeira (PL).
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento
