Politicando
Dantas desconfia que JHC não vai cumprir acordos com Lula após indicação de tia para o STJ
Por este motivo, governador apoia outro nome para a vaga na corte superior

Dois movimentos realizados pelo governador Paulo Dantas nas últimas semanas chamaram a atenção do meio político, principalmente por estar em direção oposta ao que pensa o senador Renan Calheiros e o ministro Renan Filho.
Em ambos os casos, Paulo ‘dobrou a aposta’, e isso tem um sentido.
O governador tornou pública sua posição de não concordar com a indicação da procuradora Marluce Caldas para a vaga de ministra do STJ, que aguarda na mesa do presidente Lula. Para ele, o nome ideal é o de Sammy Barbosa, do MP do Acre.
Logo após, Dantas deu aval para a manutenção de sua filha, Paula Dantas, à frente da presidência estadual do PSB/AL, mesmo com o partido na iminência de ser entregue a JHC, como parte do acordo para que ele se alinhe à base de apoio de Lula.
No primeiro caso, Dantas poderia reiterar a posição de Calheiros e Filho, e concordar com a indicação de Marluce, mas preferiu apoiar um outro nome, do Acre, e tornar isso público para a imprensa nacional.
No segundo, já sabedor que vai perder o comando do PSB, o governador poderia interceder por um nome menos pessoal para o cargo - assim não sofreria o incômodo de ver sua própria filha ser demovida da presidência por um ato da direção nacional da sigla.
Em reservado, Dantas avalia que tanto Lula quanto os Calheiros serão ‘traídos’ por JHC. Ao obter a indicação de sua tia para o STJ, o prefeito deverá optar por permanecer no PL e continuar com seu grupo político, visando as eleições de 2026 - o que inclui a base bolsonarista e seus integrantes.
Dessa forma, o governador segue a vida, confiante nas suas convicções. Quem estará certo? a canetada de Lula para o STJ e o que ocorre depois dirá quem tem razão.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe

Bolsonaro e Eduardo são indiciados por obstrução à Justiça, diz PF
