Politicando
‘Super federação’ pode reunir PSB, Cidadania, PV, PDT e Rede em um só grupo
Partidos buscam saídas para escapar das sanções previstas para legendas que não atingirem a cláusula de barreira

Está em negociação, via Brasília, uma super federação com partidos de centro-esquerda. Se não tem potencial para ser das maiores bancadas da Câmara, ao menos pode ser a federação com a maior quantidade de legendas desde o início desta modalidade.
As negociações estão em patamares diferentes entre as siglas. A mais avançada está entre o PSB e o Cidadania, onde já há uma perspectiva de oficializar o acerto até julho deste ano.
Uma reunião em Brasília na semana passada, com a presença do ex-deputado alagoano Regis Cavalcante e do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deixou as bases da união alinhadas entre as duas legendas.
Já entre PSB e PDT havia um acerto anterior, que encontra-se em suspenso por conta da posição da sigla em relação a Lula, após o escândalo dos descontos nas aposentadorias.
PV e Rede, segundo um interlocutor, ainda estão na fase do ‘namoro’, em estágio inicial de conversas. Os verdes podem aderir caso a federação atual com o PT realmente seja extinta. Já a Rede precisa se desfazer da federação com o Psol para integrar o grupo.
Para funcionar nas eleições de 2026, as federações precisam estar constituídas até abril do ano que vem. Parlamentares de mandato que discordarem da união podem deixar as siglas sem perder o mandato, conforme entendimento da lei eleitoral.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Foragido com extensa ficha criminal se entrega à polícia no município de Canapi

Acidente com vítima fatal é registrado na rodovia AL-115, em Igaci

Defensoria Pública abre inscrições para estágio em Serviço Social

Cuidado especial: Maio Furta-Cor promove discussão sobre saúde mental na maternidade

Arapiraca leva artesanato agrestino para o Brasil durante evento em São Paulo
