Politicando

Politicando

Politicando

Filhos de Arthur Lira são apresentados a prefeitos alagoanos em Brasília

Deputado circulou entre gestores com os dois filhos, reforçando que deve introduzi-los na política em breve

22/05/2025 17h05
Filhos de Arthur Lira são apresentados a prefeitos alagoanos em Brasília

Durante jantar que ele próprio ofereceu aos prefeitos aliados, que encontram-se em Brasília por ocasião da marcha nacional dos prefeitos, Arthur Lira esteve sempre lado a lado com seus dois filhos, Arthur Filho e Álvaro Filho, o Alvinho.

Observadores mais atentos notaram que Lira apresentou individualmente Arturzinho e Alvinho, como são chamados pelos mais próximos, a todos os prefeitos presentes ao local. Alguns tiraram fotos e postaram nas redes sociais, dando a eles o caráter de personagens centrais.

Quem esteve no local crava que o deputado está abrindo o caminho para que um dos dois assuma o mandato que hoje é de Arthur, enquanto ele se prepara para lançar-se oficialmente ao senado.

Lira tem um capital político grandioso. Foi o deputado federal mais votado da história de Alagoas, com mais de 219 mil votos - e não vai perder a oportunidade de transmiti-los à próxima geração, no caso um de seus filhos.

Se mantidas as regras atuais, a única possibilidade de candidatura é a do filho mais velho, Arthur Filho, que tem 26 anos. Pela lei, somente podem se candidatar para a Câmara Federal indivíduos a partir de 21 anos completos no dia da eleição - Alvinho, o mais novo, terá 20 anos em outubro de 2026.

Lira, no entanto, observa com atenção a tramitação da PEC do fim da reeleição, que chegará na Câmara em breve. Um ‘jabuti’ pode incluir a redução de idade para candidaturas a deputado e senador, o que pode beneficiar o filho mais novo do deputado.

(Para quem não sabe, Jabuti é um item que normalmente não tem relação com a pauta principal do projeto de lei, colocado ali com a intenção de ‘passar despercebido’ sem a atenção que tomaria se fosse um projeto de lei à parte).

Alvinho, de 19 anos, é quem melhor se dá com a política, na visão de Lira. Hoje, já é o ‘gestor administrativo’ da Barra de São Miguel, cidade que era administrada por Biu de Lira, e que agora é gerida pelo ex-vice Henrique Alves Pinto. Os dois andam de ‘mãos dadas’ em todas as ações realizadas na cidade.

Entre os prefeitos, no jantar desta quarta, ficou claro. A chapa familiar será Arthur para o senado, e um dos filhos para a sua vaga na Câmara.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos