Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Blog do Roberto Ventura

Crise com Estados Unidos e Venezuela mostra fragilidade diplomática do governo Lula

25/07/2025 09h09 - Atualizado em 25/07/2025 09h09
Crise com Estados Unidos e Venezuela mostra fragilidade diplomática do governo Lula

Diferentemente de outros países que estão mantendo diálogo com a Casa Branca, o governo do presidente Lula segue sem nenhum canal direto para negociar com o governo de Donald Trump.

Esses países - diferentemente do Brasil -, tem enviado delegações, assessores especiais, ministros e até mesmo presidentes para dialogar e negociar diretamente com Donald Trump.

Estamos às vésperas da entrada em vigor da tarifa de 50% de produtos brasileiros o que, diga-se de passagem, será um desastre para a economia brasileira e, consequentemente, para a própria população brasileira.

Apesar da imposição do governo americano, países que estão sendo atingidos pela tarifa às exportações, têm buscado através de seus representantes dialogar para chegar a um acordo com Trump.

O Brasil, isolado, tem agido de maneira diferente, equivocada, e joga toda a responsabilidade aos empresários ao invés de negociar diretamente com o governo americano e, essa tarefa, na verdade, caberia a diplomacia do governo brasileiro.

A incompetência e inoperância diplomática do governo petista, acarretará em sérios prejuízos aos brasileiros os quais pagarão a conta dessa falta de diálogo e incompetência diplomática.

Uma comissão de senadores está viajando até os Estados Unidos para tentar reverter a situação - tarefa essa que caberia a diplomacia brasileira.

O Brasil deveria seguir o exemplo da China - uma superpotência -, que tenta negociar com os Estados Unidos. O presidente americano afirmou que o presidente chinês Xi Jinping o convidou para visitar seu país e negociar sobre o tarifaço.

Para agravar ainda mais a situação - isso no âmbito da América do Sul - a Venezuela retomou a cobrança de impostos de importação sobre produtos brasileiros, que até então estavam isentos. Essa decisão afeta diretamente Roraima, principal porta de entrada comercial do país vizinho.

Essa cobrança inesperada afeta o comércio entre os países e prejudica exportadores, principalmente dos estados que compõem a região norte.

Portanto, isso mostra que as relações diplomáticas brasileiras estão, momentaneamente fragilizadas.

Sobre o blog

Roberto Ventura: Bel. em   Ciências Sociais ( Cientista Político),   Jornalista, Radialista, Pós-graduado em Assessoria de Comunicação e Marketing, cursou Marketing Político, Ex-Arbitro de Futebol Profissional

Arquivos