Politicando
Chapão PP-União Brasil pode eleger a maior bancada de federais de AL
Expectativa é de que a federação eleja até seis representantes à Câmara em 2026

Fortalecida agora como uma federação, a união entre o PP e o União Brasil pode produzir em 2026 a maior bancada de deputados federais entre os grupos políticos que disputarão as eleições em Alagoas.
Isto porque as legendas, mesmo separadas em 2022, conseguiram eleger os dois deputados mais votados do estado: Arthur Lira foi o campeão das urnas, com quase 220 mil votos; e Alfredo Gaspar foi o segundo, com mais de 102 mil votos. Ao todo, os partidos elegeram 5 dos 9 federais alagoanos.
Para 2026, os eleitos se movimentam e podem aparecer algumas mudanças. Daniel Barbosa, eleito pelo PP em 2026, pode trocar os progressistas pelo PT - e Arthur Lira, o grande puxador de votos em 22, pode trocar a Câmara pelo Senado, assim como Alfredo Gaspar.
No entanto, mesmo com as mudanças que podem ocorrer, a expectativa é a de que a União Progressista no mínimo mantenha as 5 vagas na Câmara - com boas possibilidades de aumentar esse número para até 6 cadeiras.
Isto porque caso Alfredo Gaspar permaneça como candidato à reeleição, e com Lira lançando um substituto que consiga manter o patamar próximo dos 200 mil votos; e ainda com a manutenção de Daniel Barbosa no PP, que é o mais provável - a soma total da federação pode abrir uma sexta vaga.
E aí, candidatos a esta vaga extra é o que não faltam - mas esse é um assunto para outro texto.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Saiba as prioridades do Congresso na volta do recesso parlamentar

Lula diz que EUA "ajudaram a dar golpe" no Brasil e volta a defender substituição do dólar

Tia de bebê que sofreu tentativa de rapto em shopping de Maceió detalha ocorrido

Mulher é presa após tentar raptar bebê de sete meses em shopping de Maceió

”Governo Lula joga contra o povo e STF governa com caneta na mão”, diz Deputado Fabio Costa
