Politicando
Acordo de Brasília sinaliza para Paulão que em 2026 é ‘federal ou nada’
Direção local e nacional do PT sinalizam que deputado deve disputar reeleição à Câmara

O acordão fechado via Brasília, que indicou os senadores de Lula por Alagoas em 2026, dificultou ainda mais os planos do deputado Paulão (PT), que em 2026 planeja trocar a Câmara dos deputados pelo Senado.
Mesmo sendo petista ‘raiz’, Paulão deve ser preterido como candidato ao senado, tanto pelo PT local quanto na direção nacional da sigla, e a ele deve ser oferecida uma única alternativa: a de buscar mais um mandato como deputado federal. Segundo interlocutores, “é isso ou nada”.
A margem de negociação para o petista diminuiu mais ainda após as eleições para a direção do PT em nível estadual, quando ele perdeu influência nas decisões partidárias a partir da vitória do seu rival, o deputado Ronaldo Medeiros. É ele, agora, que indica os caminhos que a legenda deve seguir.
Se disputar mais um mandato na Câmara, Paulão tem boas chances de se reeleger, avaliam colegas. Mesmo que sem o auxílio valoroso de Renan Calheiros, outrora um importante aliado, o petista ganha o apoio formal de Lula como federal - além de uma boa cota do fundo eleitoral.
Apesar de ver reduzidas suas chances de ‘subir’ para o senado, interlocutores avaliam que um mandato de federal para Paulão, que hoje tem menos poder dentro do PT do que há quatro anos, ainda é uma grande vitória para o parlamentar. “Eu aceitaria feliz”, afirmou um dos petistas consultados.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Bandidos trocam tiros com policiais em Matriz de Camaragibe

Rio Largo recebe pela primeira vez a Mostra Alagoana de Dança

Vítima de assassinato enterrada em cacimba de União tinha medida protetiva contra suspeito

CNH do Trabalhador: selecionados devem fazer matrícula a partir desta quarta-feira

De Arapiraca para o mundo: a marca do interior de AL que conquistou clientes até no exterior
