Politicando
Ida ao União Brasil pode deixar JHC sob ‘comando’ de Arthur Lira
Ex-presidente da Câmara tem fortes ligações com o presidente nacional da sigla, Antonio Rueda

Cada vez mais longe do PSB, o prefeito JHC continua abrindo diálogo com outras legendas, visando o êxito do seu projeto político para 2026 - dentre elas, corre a notícia de que a ele foi oferecido o comando do União Brasil.
A legenda, encorpada em nível nacional, atenderia à estratégia do prefeito, de eleger um ou dois de seus familiares à ALE e à Câmara Federal - que podem ser o ex-deputado João Caldas ou a primeira-dama da capital, Marina Cândia.
No entanto, uma vez dentro do União Brasil, JHC teria que conviver com a ‘sombra’ do deputado federal Arthur Lira - que desde a fundação da sigla é o controlador informal do partido em Alagoas.
A relação de Lira com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, é quase inquebrável. Em 2022, por exemplo, Lira venceu a queda de braço pelo comando do partido com Marcelo Victor, que chegou a ir a Brasília algumas vezes, sem sucesso.
Isto porque, quebrar um acordo com Arthur não seria bom negócio para o União Brasil - visto que os dirigentes partidários fazem uma espécie de ‘permuta’ do comando da sigla em alguns estados. Lira comanda o União Brasil em Alagoas, e em troca Rueda comanda o PP na Bahia.
Experiente na articulação pré-eleitoral, JHC sabe que tirar o poder de Lira no partido é missão quase perdida, o que deve pesar na sua decisão.
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

Mulher é flagrada portando entorpecentes em Joaquim Gomes

Câmera de segurança registra confusão que resultou em agressão com pedras na orla de Maceió

Quatro suspeitos de assalto são presos em Delmiro Gouveia

FIPI 2025 começa neste domingo com atrações nacionais e segurança reforçada

Após acidente de trabalho fatal, perito criminal alerta sobre perigos em serviços residenciais e em estabelecimento
