Politicando

Politicando

Politicando

Renan chama aprovação do PL da dosimetria de ‘farsa’ e acusa negociata do governo com oposição

Articulação do senador alagoano foi derrotada por um acordo entre governo e oposição

17/12/2025 17h05 - Atualizado em 18/12/2025 01h01
Renan chama aprovação do PL da dosimetria de ‘farsa’ e acusa negociata do governo com oposição

Em fase que lembra seus tempos de militante da esquerda, Renan Calheiros fez um duro discurso contra a aprovação do PL da dosimetria na manhã desta quarta (17), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, chamando a aprovação do texto final de ‘farsa’.

“Eu não vou participar aqui de farsa nenhuma para possibilitar a votação dessa matéria, para que o governo aprecie uma outra matéria logo mais à tarde no plenário do Senado. Há pouco veio aqui o líder do governo no Senado [Jaques Wagner] dizer a mim que ele concordava em deixar votar a matéria, porque queria votar o PL que elevava as alíquotas de bets e fintechs. Eu não concordo com isso. Isso é uma farsa e eu não concordo com isso”, disse o senador alagoano.

Calheiros vinha articulando a derrota do PL da dosimetria na CCJ e chegou a fechar a bancada do MDB na Casa contra o projeto, mas durante a manhã a articulação da oposição em conjunto com governistas desmontou a estratégia de Renan.

Até mesmo senadores emedebistas, como Alessandro Vieira, votaram a favor do PL. Governista conhecido, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também votou a favor do texto. Fabiano Contarato, senador petista, votou com a proposta.

Jacques Wagner, que teria articulado o acordo entre governo e oposição, não esteve na sessão. Após a repercussão do discurso de Renan Calheiros, petistas do governo começaram a desmentir a afirmação do senador.

Gleisi Hoffmann, ministra da articulação política de Lula, disse nas redes sociais que “não há acordo nenhum” e que o governo é totalmente contra a proposta. “O governo é contra essa proposta e orienta sua base a votar contra, por razões já conhecidas: quem atentou contra a democracia tem de pagar por seus crimes”.

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos