Saiu na TV

Ana Hikari classifica homenagem da Globo como 'extremamente racista'

Na véspera do aniversário de 113 anos da imigração japonesa ao Brasil, o Mais Você mostrou um funcionário fantasiado de samurai

Por Noticias ao Minuto com Folha Press 21/07/2021 11h11
Ana Hikari classifica homenagem da Globo como 'extremamente racista'
Ana Hikari - Foto: Reprodução/Instagram

Ana Hikari, de 26 anos, classificou como "extremamente racista" uma homenagem que a Globo fez aos japoneses e seus descendentes no dia (17) de junho. Na véspera do aniversário de 113 anos da imigração japonesa ao Brasil, o Mais Você mostrou um funcionário fantasiado de samurai, com o rosto pintado e falando de forma estereotipada.

"Pessoas de origem asiática não falam daquela maneira", lamentou a atriz, que viveu a Tina de "Malhação - Viva a Diferença" e "As Five", ao site Notícias da TV. "A fonética do 'l' nem existe na fonética asiática, japonesa especificamente."

"Aquilo lá é uma maquiagem que nada tem a ver com samurai", prosseguiu. "É uma maquiagem do teatro japonês, é uma coisa específica, sabe? Tudo ali tava muito... Foi extremamente racista, então, eu sinto muito que isso tenha acontecido."

Hikari, que faz parte de um grupo que debate questões raciais e de gênero na Globo, chegou a questionar o programa nas redes sociais na ocasião. "É isso o que me deixa mais chateada, sabe? De ver que por mais que a empresa dentro já esteja com essa movimentação, ainda tem ponta solta", reclamou na entrevista.

A atriz ainda afirmou que não gosta de se definir como ativista. "O que eu tento fazer é, através das minhas redes sociais, da minha comunicação, trazer esses debates sociais", disse. "Então, eu me diria uma comunicadora social."