Conheça a história real do filme Vitória, com Fernanda Montenegro
Em Vitória, Fernanda Montenegro dá vida a Dona Joana da Paz, uma mulher que filmou e denunciou uma rede de tráfico no Rio de Janeiro

O filme Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro, estreou nesta quinta-feira (13), e traz a história real de Joana da Paz. A mulher foi responsável por filmar e denunciar uma rede de tráfico em uma favela do Rio de Janeiro, em 2005.
Joana Zeferino da Paz era empregada doméstica e massoterapeuta e morava na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Ao ser ignorada pela polícia local, a mulher comprou uma filmadora e passou a gravar a movimentação dos traficantes pela janela do apartamento em que morava.
Insistindo em ter um retorno das autoridades policiais do Rio de Janeiro, Dona Joana teve a ajuda do jornalista policial Fábio Gusmão, vivido por Alan Rocha na trama. Ele assistiu as fitas e auxiliou a senhora a iniciar uma investigação, que terminou com mais de 30 pessoas envolvidas no narcotráfico presas, incluindo policias militares.
A situação fez com que Dona Joana fosse jurada de morte por muitas pessoas e a “obrigou” a entrar no Programa de Proteção à Testemunha, no qual ficou por 17 anos. Apesar da história ter sido exposta na mídia ao longo dos anos, a verdadeira identidade da idosa só foi revelada em 22 de fevereiro de 2023, quando ela morreu, aos 97 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Na época, as gravações do filme já estavam concluídas. Uma reportagem do Fantástico apontou que os responsáveis pelo filme sabiam das características físicas de Dona Joana, mas optaram por evitar qualquer identificação da mulher na vida real. Por isso, Fernanda Montenegro foi escalada para o papel, mesmo sendo branca e Dona Joana negra, assim como aconteceu com Fábio Godoy — branco na vida real e negro no filme.
Últimas notícias

Tia Júlia se reúne com senador Renan Calheiros e reforça pedidos por demandas essenciais para Palmeira

Prefeitura de Palmeira inicia inscrições para Processo Seletivo da Educação

Ação Penedo Contra o Sarampo alerta sobre a importância da vacinação

Prefeita Tia Júlia e vice Sheila Duarte cumprem agenda em Brasília para tratar demandas de Palmeira

Ministro dos Portos e Aeroportos anuncia investimentos para construção do Aeroporto de Arapiraca

Justiça condena empresário e corretor por agressão a Henry Castelli em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
