Sing Sing: conheça a história real do filme indicado a três Oscars
Sing Sing se destacou no Oscar, no Globo de Ouro, Bafta e Critics’ Choice Awards. O drama é inspirado em um programa de reabilitação dos EUA

Sing Sing foi um dos destaques do Oscar 2025, sendo indicado em três categorias: Melhor Ator, Melhor Canção Original e Melhor Roteiro Adaptado. O longa inspirado em histórias reais também se destacou no Globo de Ouro, Bafta e Critics’ Choice Awards.
O drama protagonizado por Colman Domingo é inspirado no programa Rehabilitation Through the Arts (RTA) — ou Reabilitação Através das Artes, em tradução livre. Sing Sing também é o nome de uma prisão de segurança máxima de Nova York, onde é realizado o projeto, que tem como objetivo reabilitar os presos por meio do teatro.
O filme acompanha John “Divine G” Whitfield, um homem preso há anos por um crime que jura que não cometeu. Enquanto aguarda por uma audiência, ele se torna membro do programa de reabilitação e passa a interpretar peças de teatro de Shakespeare.
Durante a trama, Divine G resolve chamar Clarence Maclin para o grupo. Recém-chegado no presídio, o detento começa a se dedicar cada vez mais às artes.
Dirigido por Greg Kwedar, o longa acompanha a equipe de teatro encarcerada enquanto eles se preparam para uma produção: uma comédia musical de viagem no tempo.
Ao longo de Sing Sing, os atores executam falas no refeitório, participam de exercícios de atuação liderados por um treinador e de ensaios gerais.
Embora alguns momentos do filme sejam fictícios, outros foram baseados em experiências reais. Sing Sing mostra ao espectador como o teatro permitiu que os presos sonhassem além de suas convicções.
Como Divine G e Clarence estão hoje?
Segundo o site do RTA, Divine G passou 25 anos na prisão. Lá, descobriu a paixão pela escrita e pelo teatro, chegando a ganhar vários prêmios de prestígio. Ele também escreveu mais de uma dúzia de romances e roteiros.
Atualmente, Divine é escritor, dançarino e DJ, e fundou a própria editora, a Divine G Entertainment. Ele está trabalhando para ser absolvido do crime pelo qual foi preso e continua defendendo programas de artes em prisões.
Já Clarence, que antes era temido na prisão, foi atraído pela liberdade de expressão que o teatro proporciona e se tornou uma figura-chave nas produções da RTA.
Hoje ele atua como embaixador do programa, ajudando pessoas afetadas pelo sistema a acessar as mesmas oportunidades que mudaram a vida dele. Ele também trabalha com jovens em situação de risco, oferecendo orientação para ajudá-los a evitar os erros que ele cometeu.
Tanto Divine G quanto Clarence estão presentes em Sing Sing. Eles estiveram no set de gravação e também ajudaram na produção do filme.
Onde assistir?
O filme está disponível na Apple TV e na Prime Vídeo, para aluguel. A partir de 14 de julho, ele estará disponível no catálogo da Prime.
Últimas notícias

Jovem é morte com diversos disparos de arma de fogo em São Miguel dos Campos

BC eleva Selic a 14,75%, maior patamar em quase 20 anos

Novos servidores participam de curso de formação na Câmara Municipal de Maceió

Vereadores sugerem à BRK Ambiental melhor comunicação com consumidores de Maceió

Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado

Leonardo Dias se coloca à disposição para mediar negociações e busca solução para greve da Educação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
