Futebol

Del Nero segue dando as cartas na CBF

Ex-presidente segue tendo influência na entidade que comanda o futebol brasileiro

Por Terra 18/08/2020 16h04
Del Nero segue dando as cartas na CBF
Marco Polo Del Nero - Foto: Marcelo Sayão

As principais decisões tomadas pela CBF desde que Rogério Caboclo assumiu o cargo, em abril de 2019, têm o aval direto do ex-presidente da entidade, Marco Polo Del Nero. Quem garante isso são presidentes de federações estaduais de futebol com quem o Terra manteve contato. Del Nero foi banido do futebol pela Fifa, em 2018, sob acusação de envolvimento em escândalos de corrupção. Caboclo, seu homem de confiança e então diretor da CBF, substituiu-o sem se preocupar em desassociar sua imagem à do ex-chefe.

Há poucos dias, o presidente de uma das federações mais fortes do País fez o relato da autonomia de Del Nero na atual gestão da CBF para outro dirigente, colega seu, quando da decisão da confederação de adiar o jogo entre Goiás e São Paulo, que seria realizado em 9 de agosto, em Goiânia, pelo Campeonato Brasileiro. A partida foi suspensa minutos antes do horário previsto para começar, por causa do anúncio de que vários jogadores do Goiás estavam infectados pelo novo coronavírus.

Del Nero fora consultado sobre o adiamento dessa partida, segundo informação de outro dirigente de federação, e dado o seu parecer. A partir disso, caberia a Rogério Caboclo autorizar publicamente o adiamento do jogo, como foi feito – medida tomada também pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

“Pense comigo. Se foi o Del Nero quem criou o Caboclo, lá atrás, dando-lhe cargo na federação paulista e depois na própria CBF; agora, por causa das circunstâncias, o Caboclo, no posto máximo do futebol brasileiro, iria se virar contra o criador? A CBF é presidida hoje pelos dois”, disse à reportagem outro entrevistado, mandatário de federação há mais de 15 anos.

Tanto a CBF quanto Del Nero não deram retorno à reportagem. Os presidentes de federações estaduais ouvidos pediram que seus nomes não fossem revelados.