Copa do Nordeste: CBF projeta reformulação e estaduais não deverão valer vaga em 2026
Confederação destaca que federações não poderão "reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus regulamentos de estaduais"
O documento enviado pela Confederação Brasileira de Futebol aos presidentes das federações do Nordeste sobre a Copa do Nordeste de 2025, na última sexta-feira, apresentou um ponto que prevê reformulação no formato da competição para 2026. A principal alteração exposta pela CBF é quanto aos requisitos para a participação no torneio regional, evidenciando que os campeonatos estaduais de 2025 não deverão valer vagas para o Nordestão de 2026.
A publicação destaca que "a habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF, não podendo a Federação Estadual provisionar, reservar ou dispor de vaga para a Eliminatória da Copa do Nordeste e da Copa do Nordeste em seus Regulamentos de Campeonatos Estaduais de 2025" (veja abaixo).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/F/c/EKNm4LTiOZUpIVadzqMg/regulamento-copa-ne.jpeg)
No formato atual, por exemplo, os nove campeões estaduais - de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Sergipe - têm vaga assegurada na fase de grupos da Copa do Nordeste.
Sete estaduais - das sete melhores federações no ranking nacional - também apontam um representante ("melhor colocado") para a pré-Copa do Nordeste.
A CBF não especifica no documento quais critérios serão adotados para a formatação do torneio regional em 2026.
Veja também
Últimas notícias
Penedo é destaque na etapa Baixo São Francisco do Circuito Regional das Feiras de Agricultura Familiar
Anel Viário Sebastião Gomes Barros é inaugurado durante programação animada em Girau do Ponciano
Quartas de final da Copa Professor Zezinho vai movimentar o fim de semana no Clube do Servidor
Programa Visão Para Todos viabiliza mais de 7 mil atendimentos para alunos da EJA em Penedo
Palmeira dos Índios avança no atendimento às mulheres vítimas de violências
Projeto Seis & Meia traz Jota.pê e Eduardo Pereira ao Theatro Sete de Setembro
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
