Conheça a primeira treinadora de um time masculino de futebol na Alemanha
Treinadora alemã vem fazendo história comandando seu time do coração
Sabrina Wittmann é uma treinadora de futebol alemã e ex-jogadora. Ela começou sua carreira como atleta em 2005, no SC Steinberg, e atuou por vários clubes, incluindo FC Ingolstadt 04, SpVgg Greuther Fürth, FC Stern München e SC Amicitia München.
No dia 2 de maio de 2024, o técnico Michael Kollner foi demitido do FC Ingolstadt, da terceira divisão alemã, após uma campanha ruim. Surpreendendo a todos, o diretor esportivo apontou Sabrina Wittmann, de apenas 32 anos, como a substituta. Ela, então, teria os três últimos jogos da temporada para provar sua qualidade.
Nascida e criada em Ingolstadt, Sabrina conseguiu jogar pelo clube de coração por quatro anos, antes de ir para times menores da região. Em 2017, voltou à sua cidade, mas dessa vez para ser treinadora dos times de base masculinos. Passou pelo sub-17 e chamou atenção no sub-19, classificando-os na metade de cima da tabela pela primeira vez, antes de receber a chance da sua vida.
Começo de passagem no Ingolstadt
Aos 95’, o atacante Sebastian Grønning empata para o Ingolstadt: 1 a 1 na estreia de Sabrina no comando. Ânimos renovados para que, na semana seguinte, ela entregasse o seu verdadeiro cartão de visitas: 6 a 1 em cima do Lübeck. Termina a liga invicta com mais um empate por 1 a 1 e, sete dias depois, ainda vence por 2 a 1 a Copa Bavaria - uma competição regional que dá vaga na Copa Alemã.
- Não pensamos duas vezes porque dizemos que, para nós, ou alguém tem qualidade ou não tem, independentemente do gênero - disse Ivica Grlic, diretor esportivo do time, antes de promover Sabrina de técnica interina para treinadora oficial do time na temporada seguinte.
Com seis meses no comando, Sabrina levou o Ingolstadt ao 5° lugar, sua melhor posição na terceira divisão alemã desde 2021. Nesse momento, tem o melhor ataque da liga, com 46 gols em 21 partidas, e o maior goleador: Sebastian Grønning, com 13 gols.
Jogando no 4-4-2, Sabrina tem se destacado pelo seu futebol ofensivo e vertical, que constrói muitos contra-ataques em velocidade. Placares como 4 a 3, 4 a 4, 5 a 3, 4 a 0 e 5 a 2 são vistos pelos fãs do clube como sinal de um time corajoso no ataque - e é dessa forma que lutam pelo acesso à segunda divisão alemã.
Últimas notícias
Família procura por agricultor desaparecido no bairro Cruz das Almas
Prefeita Eronita Sposito anuncia Parada Natalina em Porto Calvo
Vereador Brivaldo Marques é reconhecido como cidadão maceioense na Câmara Municipal
Pousada de R$ 5,7 mi em Porto de Pedras seria principal bem adquirido com recursos desviados na Saúde de AL
Familiares de Mayara Dias lamentam morte trágica da jovem
Homem morre afogado em barragem no município de Maravilha
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
