[Vídeo] Alagoano de 17 anos conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Judô Cadete
Aos 17 anos, Gustavo Dourado venceu a competição nacional disputada em Salvador e agora mira desafios internacionais representando Alagoas e o Brasil
Aos 17 anos, o judoca alagoano Gustavo Dourado alcançou um dos maiores feitos de sua carreira ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Cadete de Judô, disputado em Salvador, na Bahia. Com a vitória, o atleta colocou Alagoas no lugar mais alto do pódio nacional e colheu os frutos de anos de dedicação, disciplina e renúncias.
A conquista veio após uma campanha marcada por grandes desafios. Na decisão, Gustavo enfrentou um adversário do Distrito Federal e garantiu o título no Golden Score, período de tempo extra utilizado para desempatar lutas no judô. “Foi uma luta muito difícil, contra um atleta muito bom. Muita gente pensava que eu ia perder porque ele era maior e eu não era muito conhecido. Mas consegui aplicar o golpe no finalzinho e fui campeão”, comemorou o atleta.
Por trás da medalha dourada, existe uma rotina intensa de treinamentos e sacrifícios. Gustavo destaca que a disciplina foi fundamental para chegar ao topo. “São muitos anos treinando sem faltar nenhum dia. Para eu faltar, tem que acontecer algo muito fora do comum. Foram anos de preparação para conseguir chegar onde cheguei”, afirmou.
Gustavo também fez questão de agradecer a todos que contribuíram para sua trajetória. Segundo ele, a conquista representa não apenas uma vitória pessoal, mas o reconhecimento de todo o esforço realizado ao longo dos anos. “Sou muito grato por essas conquistas. É um sentimento de gratidão por todas as pessoas que me ajudaram a chegar até aqui e também de recompensa por todos os treinos e pelas vezes em que deixei de sair para estar treinando”, destacou.
Após enfrentar períodos difíceis e colecionar derrotas no início da carreira, Gustavo celebra a fase vitoriosa que vive atualmente. “Passei muitos anos perdendo, sem ganhar nenhuma luta, caindo logo na primeira rodada. Mas continuei treinando incansavelmente e hoje sou campeão”, disse.
Agora, o próximo objetivo do judoca é ampliar horizontes e representar não apenas Alagoas, mas também o Brasil em competições internacionais. “Quero viajar para fora, participar de estágios e competições internacionais para representar Alagoas e o Brasil”, revelou Gustavo.
Para os adolescentes que sonham em seguir carreira no esporte, Gustavo deixa uma mensagem de perseverança. “Não desistam e se dediquem cada vez mais. Eu passei muitos anos perdendo, mas continuei treinando. Hoje sou campeão brasileiro”, disse.
Assista a reportagem:
Veja também
Últimas notícias
Casos de violência contra a mulher são registrados no fim de semana em Maceió
Coligação aciona Justiça após estruturas contra JHC serem espalhadas em Maceió
TRE-AL mantém Instagram de Renan Filho no ar, mas determina remoção de vídeo
Justiça suspende rádios e perfis em ação que apura favorecimento eleitoral
Iniciativas pioneiras mudam comunidades e ampliam oportunidades em Maceió
Homem é preso após agredir e ameaçar de morte mãe e irmã em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
