Defesa Civil alerta para fortes chuvas e discute ações emergenciais
Quadra chuvosa está prevista para começar na segunda quinzena de Abril
A Defesa Civil orienta para a possibilidade de chuvas intensas e discute ações emergenciais para possíveis inundações em cidades alagoanas. A Coordenação Estadual se reuniu com coordenadores municipais e prefeitos, na última segunda-feira (11), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e alertou sobre o início da quadra chuvosa, prevista para começar na segunda quinzena de abril.
Historicamente, as chuvas no período já provocaram grandes desastres. Em 2010 deixou milhares de desabrigados e um rastro de destruição nos municípios de Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Murici, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Satuba, União dos Palmares e Viçosa.
A preocupação é a mesma. O grande volume de chuvas nas cabeceiras dos rios, em Pernambuco, com consequências para todas as cidades banhadas pelos rios Mundaú, Paraíba e outros da Região Norte como o Manguaba.
No plano de emergência, elaborado pela Comdec e apresentado ontem, constam ações integradas entre as várias secretárias estaduais e as comissões municipais, para uma resposta rápida à população. Para o Coordenador Operacional, Major Dárbio é importante que o Estado e os municípios mantenham essa parceria para evitar, principalmente mortes.
Um grande problema que os prefeitos enfrentam é a remoção da população das áreas de risco. Muitos que perderam tudo em 2010 já voltaram para as margens dos rios.
Na próxima terça-feira, dia 19, a Comdec/Alagoas fará uma simulação com todos os órgãos envolvidos para ajustar o trabalho, caso as previsões se concretizem e ações emergenciais sejam necessárias.
Últimas notícias
Idoso morre e passageiro fica gravemente ferido após acidente na AL-220, em Arapiraca
Palmeira dos Índios prepara Show da Virada para celebrar a chegada de 2026
Balsas da queima de fogos em Maceió são vistoriadas pelos Bombeiros e Capitania dos Portos
Prefeitura de Matriz anuncia programação da tradicional festa da virada de ano
Carro atinge lateral de ônibus ao tentar desviar de motocicleta em Maceió
Alexandre Ayres amplia políticas de cuidado, inclusão e proteção social em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
