Geral

Em AL, 285 casais estão na fila de espera para adoção; número é desproporcional, diz juiz

Casais preferem mulheres de cor branca; divergências em relação ao perfil desejado comprometem

Por 7 Segundos com Canal 5 - afiliado ao SBT 26/05/2016 18h06
Em AL, 285 casais estão na fila de espera para adoção; número é desproporcional, diz juiz
- Foto: Divulgação/Internet

O Dia Nacional da Adoção foi realizado na última quarta-feira (25), mas, em Alagoas, não há muito o que comemorar. De acordo com informações apuradas pelo Canal 5 –afiliado ao SBT, 285 casais estão na fila de espera para adotar uma criança. O número é bem superior em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Maceió, Ney Alcântara, o problema ocorre devido à incompatibilidade do perfil desejado pelo casal em relação à realidade. As pessoas têm optado, na maioria dos casos, por mulheres de 0 a 2 anos e de cor branca. Além disso, nem todas as medidas previstas para adoção foram implementadas pelo poder público.

Atualmente, 20 mirins estão no processo de adoção e podem ganhar um lar e uma nova família. O trâmite é regulamentado em nível nacional pelo próprio Conselho Nacional de Adoção, que possui critérios específicos.

“Infelizmente, o número de casais é desproporcional ao número de crianças que estão aptas para adoção. Muitas vezes, as crianças não estão dentro do perfil que o casal deseja. Quando eles pretendem adotar, simplesmente não querem uma criança. Muitas vezes eles querem escolher a idade, forma, origem”, comentou o juiz. 

Confira a reportagem completa produzida pelo Canal 5 -afiliado ao SBT: