Imunização contra a gripe H1N1 atinge 90,1% do público-alvo em Alagoas
Segundo o Ministério da Saúde, a meta estabelecida era de 80% e o Estado alcançou 90,1%
Alagoas encerrou a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 com a maior cobertura do Nordeste, segundo atestou relatório divulgado pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo levantamento do Programa Nacional de Imunização (PNI), foram imunizados 90,1% do público alvo, quando a meta estabelecida era de 80%.
Depois de Alagoas ? que vacinou 573.831 pessoas das 636.571 preconizadas ? aparecem empatados na segunda colocação os estados da Paraíba e Sergipe, com uma cobertura de 89,2% respectivamente. Em seguida, está Pernambuco, com 89,1%, o Ceará com 88%, a Bahia com 87,2%, o Maranhão com 85,6%, o Rio Grande do Norte com 83,2% e o Piauí com 80,2%.
Já no ranking nacional, o Ministério da Saúde informou que Alagoas ocupou a décima posição, ficando o Distrito Federal em primeiro lugar com uma cobertura de 99,5%. Na segunda posição aparece São Paulo (97%), seguido pelo Espírito Santo (95,25), Paraná (93,2%), Rondônia (93%), Santa Catarina (92,9%), Goiás (92,5%) Minas Gerais (91,8%) e Rio Grande do Sul (90,8).
O público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Influenza é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
Já as crianças que tomaram a vacina pela primeira vez neste ano devem retornar aos postos de saúde para aplicação da 2ª dose até o dia 20 de junho. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já distribuiu às Secretarias Municipais de Saúde o quantitativo de vacinas necessário, segundo informou a assessora do PNI em Alagoas, Denise Castro.
?Graças ao trabalho integrado da Sesau com as Secretarias de Saúde Municipais e a comunicação eficiente na divulgação das informações, Alagoas encerra a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 com a maior cobertura do Nordeste. Temos que também evidenciar o comparecimento em massa do público alvo, que atendeu ao nosso chamamento?, ressaltou Denise Castro, ao salientar que as pessoas vacinadas estão imunizadas pelo prazo de um ano.
Últimas notícias
Colisão entre motocicletas conduzidas por menores é registrada no Centro de Boca da Mata
DMTT lança Operação Verão Massayó
Professor da rede municipal de Delmiro Gouveia morre após passar mal em casa
Agricultor desaparecido em Maceió aparece em casa e está bem
Três pessoas são presas por tráfico de drogas, homicídio qualificado e lesão corporal no Sertão de Alagoas
Polícia apreende veículo roubado na cidade de Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
