Rastreabilidade da própolis vermelha favorece indicação geográfica para Alagoas

O presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Rafael Brito, comemorou a possibilidade de o Estado viabilizar seu primeiro registro de Indicação Geográfica (IG), ou seja, o reconhecimento de que um produto ou serviço é característico do seu local de origem. Neste caso, o produto a ser reconhecido será a própolis vermelha.
Brito lembrou que a indicação só será possível graças ao Sistema de Rastreabilidade da própolis vermelha que foi desenvolvido por solicitação da Agência. “O sistema será determinante para a identificação do produto e, consequentemente, seu status de originário de Alagoas, atribuindo boa reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de o distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado”, apontou.
O pontapé para a criação do sistema ocorreu em reunião com o presidente da União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis), Mário Calheiros, na qual a liberação de fomento que visa a criação do mesmo foi amplamente debatida. O recurso foi utilizado para adaptação de um sistema de rastreabilidade de ovinos que o transformou em um software adequado à apicultura.
Entidades como a Uniprópolis e outras que reúnam apicultores alagoanos receberão da Desenvolve a cessão do uso do software. A parceria vai ajudar, ainda, a especializar e promover o acesso dos produtores da própolis ao mercado, com a oferta de produtos diferenciados, certificados e rastreados. Essa rastreabilidade se dará através das colmeias desses produtores.
O produto, após obter indicação geográfica, poderá destacar sua herança histórico-cultural e seu caráter comunitário. Tal indicação definirá que o Estado tem um produto cujas qualidades sofrem influência exclusiva ou essencial por causa das características daqui, resultando em um produto singular.
De acordo com Mário Calheiros, presidente da Uniprópolis, o objetivo da entidade é proporcionar a inclusão social e produtiva a partir da capacitação através da atividade apícola. “Com a criação deste sistema poderemos alcançar um novo patamar de comercialização, favorecendo, assim, maior rentabilidade aos produtores da própolis vermelha”, destacou.
A própolis vermelha
Oriunda dos manguezais alagoanos, a própolis vermelha de Alagoas possui cor vermelha e cheiro balsâmico forte. É gerada a partir da resina da planta “Rabo de Bugio”, transformada na colmeia pela ação salivar das abelhas, cera e pólen.
Na própolis vermelha de Alagoas há uma composição complexa e única, formada por quatro isoflavonóides responsáveis pelo seu diferencial, nunca antes encontrados ao mesmo tempo em nenhum outro tipo de própolis do mundo.
Últimas notícias

Junqueiro celebra 78 anos com programação extensa de shows, inaugurações e ações para a população

Deputado Fabio Costa denuncia avanço do Comando Vermelho em São Miguel dos Milagres

Lagoa Manguaba transborda em Marechal Deodoro e ruas do Centro ficam alagadas

Encerramento do São João de Arapiraca tem show exclusivo de Xand Avião e Perucaba cheia

Rafael Brito comanda Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas próximo dia (03)

Hemoal inicia mês de julho realizando coleta externa de sangue em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
