Alagoas

Rastreabilidade da própolis vermelha favorece indicação geográfica para Alagoas

Por Agência Alagoas 14/06/2016 16h04
Rastreabilidade da própolis vermelha favorece indicação geográfica para Alagoas
- Foto: Agência Alagoas

O presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Rafael Brito, comemorou a possibilidade de o Estado viabilizar seu primeiro registro de Indicação Geográfica (IG), ou seja, o reconhecimento de que um produto ou serviço é característico do seu local de origem. Neste caso, o produto a ser reconhecido será a própolis vermelha.

Brito lembrou que a indicação só será possível graças ao Sistema de Rastreabilidade da própolis vermelha que foi desenvolvido por solicitação da Agência. “O sistema será determinante para a identificação do produto e, consequentemente, seu status de originário de Alagoas, atribuindo boa reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de o distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado”, apontou.

O pontapé para a criação do sistema ocorreu em reunião com o presidente da União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis), Mário Calheiros, na qual a liberação de fomento que visa a criação do mesmo foi amplamente debatida. O recurso foi utilizado para adaptação de um sistema de rastreabilidade de ovinos que o transformou em um software adequado à apicultura.
 

Entidades como a Uniprópolis e outras que reúnam apicultores alagoanos receberão da Desenvolve a cessão do uso do software. A parceria vai ajudar, ainda, a especializar e promover o acesso dos produtores da própolis ao mercado, com a oferta de produtos diferenciados, certificados e rastreados. Essa rastreabilidade se dará através das colmeias desses produtores.

O produto, após obter indicação geográfica, poderá destacar sua herança histórico-cultural e seu caráter comunitário. Tal indicação definirá que o Estado tem um produto cujas qualidades sofrem influência exclusiva ou essencial por causa das características daqui, resultando em um produto singular.

De acordo com Mário Calheiros, presidente da Uniprópolis, o objetivo da entidade é proporcionar a inclusão social e produtiva a partir da capacitação através da atividade apícola. “Com a criação deste sistema poderemos alcançar um novo patamar de comercialização, favorecendo, assim, maior rentabilidade aos produtores da própolis vermelha”, destacou.

A própolis vermelha

Oriunda dos manguezais alagoanos, a própolis vermelha de Alagoas possui cor vermelha e cheiro balsâmico forte. É gerada a partir da resina da planta “Rabo de Bugio”, transformada na colmeia pela ação salivar das abelhas, cera e pólen.
Na própolis vermelha de Alagoas há uma composição complexa e única, formada por quatro isoflavonóides responsáveis pelo seu diferencial, nunca antes encontrados ao mesmo tempo em nenhum outro tipo de própolis do mundo.