Rastreabilidade da própolis vermelha favorece indicação geográfica para Alagoas

O presidente da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), Rafael Brito, comemorou a possibilidade de o Estado viabilizar seu primeiro registro de Indicação Geográfica (IG), ou seja, o reconhecimento de que um produto ou serviço é característico do seu local de origem. Neste caso, o produto a ser reconhecido será a própolis vermelha.
Brito lembrou que a indicação só será possível graças ao Sistema de Rastreabilidade da própolis vermelha que foi desenvolvido por solicitação da Agência. “O sistema será determinante para a identificação do produto e, consequentemente, seu status de originário de Alagoas, atribuindo boa reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de o distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado”, apontou.
O pontapé para a criação do sistema ocorreu em reunião com o presidente da União dos Produtores de Própolis Vermelha do Estado de Alagoas (Uniprópolis), Mário Calheiros, na qual a liberação de fomento que visa a criação do mesmo foi amplamente debatida. O recurso foi utilizado para adaptação de um sistema de rastreabilidade de ovinos que o transformou em um software adequado à apicultura.
Entidades como a Uniprópolis e outras que reúnam apicultores alagoanos receberão da Desenvolve a cessão do uso do software. A parceria vai ajudar, ainda, a especializar e promover o acesso dos produtores da própolis ao mercado, com a oferta de produtos diferenciados, certificados e rastreados. Essa rastreabilidade se dará através das colmeias desses produtores.
O produto, após obter indicação geográfica, poderá destacar sua herança histórico-cultural e seu caráter comunitário. Tal indicação definirá que o Estado tem um produto cujas qualidades sofrem influência exclusiva ou essencial por causa das características daqui, resultando em um produto singular.
De acordo com Mário Calheiros, presidente da Uniprópolis, o objetivo da entidade é proporcionar a inclusão social e produtiva a partir da capacitação através da atividade apícola. “Com a criação deste sistema poderemos alcançar um novo patamar de comercialização, favorecendo, assim, maior rentabilidade aos produtores da própolis vermelha”, destacou.
A própolis vermelha
Oriunda dos manguezais alagoanos, a própolis vermelha de Alagoas possui cor vermelha e cheiro balsâmico forte. É gerada a partir da resina da planta “Rabo de Bugio”, transformada na colmeia pela ação salivar das abelhas, cera e pólen.
Na própolis vermelha de Alagoas há uma composição complexa e única, formada por quatro isoflavonóides responsáveis pelo seu diferencial, nunca antes encontrados ao mesmo tempo em nenhum outro tipo de própolis do mundo.
Últimas notícias

Vídeo: menino invade audiência do papa Francisco e ganha afagos

Após agredir menina de 16 anos, homem é preso no Prado

Matriz de Camaragibe realiza III Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente

Paulo Dantas garante parceria com universidades públicas

Dupla armada rouba motocicleta, dinheiro e celular em Igaci na noite desta quarta (16)

Após três meses sem água, moradores do Bom Parto fecham avenida em protesto
Vídeos e noticias mais lidas

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![[Vídeo] Motociclista é arrastado por caminhão e morre esmagado pelos pneus](http://img.7segundos.com.br/kGVms533fuaMjIvMhzy9RQzMlAU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/eweerton-silva.jpg)
[Vídeo] Motociclista é arrastado por caminhão e morre esmagado pelos pneus

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
