Tratamento Fora de Domicílio: pacientes reclamam de atraso na liberação de passagens
Governo culpa demora na liberação do orçamento para 2016; Conselho Estadual de Saúde rebate

Os alagoanos contemplados por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estão tendo dificuldades de locomoção para realizar consultas médicas e demais procedimentos fora do estado. Segundo eles, a oferta de passagens aéreas está atrasada porque o governo não está pagando em dia os fornecedores.
Uma mulher, que prefere não ser identificada, deveria viajar nesta semana para o estado de São Paulo a fim de realizar exames e tratar um câncer. Ela denuncia que, um dia antes da consulta, que já estava programada, recebeu a notícia de que não poderia viajar porque as passagens áreas não haviam sido liberadas. Ela faz acompanhamento para tratar a doença desde 2010 e afirma que isso nunca aconteceu anteriormente, mas que, a partir de 2015, o problema se tornou recorrente.
Selma de Lira, que também é cadastrada no programa, chegou a agendar uma consulta em uma clínica particular e afirma que não pode mais esperar. “Estou precisando urgente fazer o transplante e fico em vias de não ter mais acesso e morrer”, disse.
Por meio de nota, o Governo de Alagoas, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informou que o atraso se deve à aprovação da Lei Orçamentária Anual e que trabalha para normalizar a situação o quanto antes. O presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Wilton da Silva, rebate e diz que a aprovação da LDO não passa de uma desculpa.
“Eu acredito que houve um atraso na LDO, mas não justifica a falta de assistência para esses pacientes. O que tá faltando no estado de Alagoas é o governo honrar as dívidas de 2014 que ele não honrou com os fornecedores e também com as companhias aéreas”, ressaltou. “Vamos agendar uma reunião com o Ministério Pública para que se possa, no último caso, judicializar”, emendou.
Confira, na íntegra, a reportagem da TV Ponta Verde - afiliada ao SBT:
Últimas notícias

Delegado da PF receberia R$ 27 milhões em esquema em mineração
![[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela](https://img.7segundos.com.br/UqTJ42HoySX7C5YbKO7CtH-At2U=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-18-at-103931.jpeg)
[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela

Mãe de Anthony Levy, morto envenenado pelo pai, pede condenação máxima no júri desta quinta-feira

Paciente do Sertão vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração

Marido de gêmea siamesa: 'As pessoas são obcecadas para saber como fazemos sexo'

Feira Grande destaca sua identidade com 1º Festival da Batata e Juventude
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
