Alagoas

Retrospectiva 2016: 7 Segundos relembra os fatos mais acessados do ano; confira!

Matérias mais acessadas pelos nossos internautas recontam fatos de grande repercussão em 2016

Por 7 Segundos com 7 Segundos 31/12/2016 07h07
Retrospectiva 2016: 7 Segundos relembra os fatos mais acessados do ano; confira!
Retrospectiva 2016: portal 7 Segundos relembra os fatos mais acessados do ano - Foto: Divulgação

O ano de 2016 foi marcado por inúmeras ocorrências policiais, crise econômica, escândalos políticos, perdas de celebridades e a maior tragédia aérea envolvendo um time de futebol da história. Em Alagoas, o ano foi de muito trabalho na área da segurança pública. A repercussão de três fatos chocaram a população alagoana, foram eles: a execução de um casal de homossexuais em Ibateguara; o caso do jovem Abinael Saldanha que teve a morte encomendada por um amigo íntimo. E no mês de outubro, um dos casos mais marcantes foi o esquartejamento de Genaldo dos Santos na cidade de Girau do Ponciano.

Na Política, o registro mais marcante foi a repercussão do projeto de Lei “Escola Livre”, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (PMDB). No Esporte, Alagoas foi agraciada em maio com o revezamento da Tocha Olímpica – Rio 2016. Além disso, fatos curiosos chamaram a atenção dos internautas ao longo do ano. O Portal 7 Segundos listou os assuntos mais acessados pelos nossos internautas nos 12 meses. Confira a retrospectiva que preparamos para vocês:

JANEIRO

O primeiro mês do ano começou violento na Zona da Mata de Alagoas. Na noite do dia 4, um crime brutal chocou a cidade de Ibateguara: um casal homossexual foi executado a tiros enquanto dormia no quarto de uma residência, que foi arrombada. As investigações deram conta de que uma das vítimas, identificada como Elicris Muniz da Silva, 24, teria envolvimento com tráfico de drogas e assaltos naquela região. Confira aqui.

Outro fato que chamou atenção dos alagoanos foi a superlotação dos cemitérios em Maceió. No dia 19, urubus foram flagrados atacando cadáveres na capital. Em inspeção realizada no Divina Pastora, o promotor de Justiça Flávio Costa constatou que os corpos foram enterrados em covas rasas e estavam expostos com ossos ou restos mortais na superfície do terreno.

Talvez o registro mais marcante do mês foi a repercussão do projeto de Lei “Escola Livre”, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (PMDB). O projeto cria no âmbito do sistema estadual de ensino a neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado. No final de janeiro, o governador Renan Filho, por meio de uma publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), vetou o projeto. A matéria foi aprovada por unanimidade pelos deputados alagoanos. Veja mais aqui.

FEVEREIRO

Em fevereiro, uma operação realizada na Praia do Gunga apreendeu 30 quadriciclos e 70 bugres. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), cerca de cinco grupos foram identificados como os representantes de uma associação de bugueiros que realizam passeios em uma parte da praia que serve para desova de ovos de tartarugas.

No dia 15 do mesmo mês, uma réplica da imagem de Padre Cícero, localizada na cidade de Santana do Mundaú, ficou destruída após uma tempestade que atingiu a cidade. De acordo com moradores, a escultura foi arrastada pela água e ficou totalmente danificada. Acesse mais informações aqui.

MARÇO

O mês de março foi marcado por inúmeras decisões políticas. Uma delas foi a saída do promotor Alfredo Gaspar do cargo de secretário de Segurança Pública (SSP). A decisão foi tomada pelo governador Renan Filho (PMDB), após o STF sinalizar que membros do Ministério Público não poderiam ocupar cargos de chefia em governos estaduais. A decisão do STF foi motivada pela nomeação do novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, procurador de Justiça da Bahia.

Outro caso bastante lembrado foi a morte de uma servidora do TRT/AL. O óbito foi motivado após a própria vítima matar a filha e tentar suicídio. O fato aconteceu em um condomínio fechado no bairro do Pinheiro, em Maceió. Os vizinhos ouviram o barulho dos disparos e acionaram a polícia. A menina Débora foi encontrada sem vida. Uma irmã de Cristiane informou que ela estava em depressão e que vinha acumulando dívidas.

ABRIL 

Em abril, a família do João Lyra foi alvo de uma polêmica que repercutiu nacionalmente, quando a neta do ex-deputado foi presa, após furtar R$ 5 mil reais em roupas no shopping JK Iguatemi, localizado em São Paulo.  Maria Gabriela de Lyra foi levada á carceragem do 89º Departamento de Polícia, no Morumbi, mas pagou fiança e foi liberada.

Em Arapiraca, o mês de abril também foi marcado pela luta de uma mãe para salvar a vida de seu filho, Moisés Vinícius dos Santos, de apenas um ano e oito meses. Naquele mês, o filho apresentava escafocefalia - quando o bebê nasce sem as moleiras e o achatamento comprime o cérebro da criança -, asma e síndrome alcoólica fetal. A mãe pediu ajuda financeira à população para que seu filho pudesse fazer o procedimento cirúrgico, em Belo Horizonte (Confira matéria completa aqui).

MAIO

Alagoas foi agraciada em maio com o revezamento da Tocha Olímpica – Rio 2016, que percorreu, além de Maceió, as cidades de São Sebastião, Arapiraca e São Miguel dos Campos. A chama Olímpica, que foi acesa na Grécia no dia 21 de abril, chegou em Alagoas, e em Maceió contou com o apoio da prefeitura, de toda rede hoteleira e de receptivos da capital para divulgar o evento aos turistas.

JUNHO

Um crime chocou a população alagoana, quando repercutiu na imprensa o desaparecimento do jovem Abinael Saldanha. Após passar dias desaparecido, o corpo dele foi encontrado dentro do carro  carbonizado em um matagal, localizado em Rio Largo. Durante as investigações, a polícia civil, sob  comando do delegado Ronilson Medeiros, chegou aos suspeitos de cometerem o assassinato, dentre  eles, o companheiro de trabalho e amigo íntimo do jovem, Ericksen Dowell. Ele foi acusado de ser o autor  intelectual do crime, que teria sido encomendado por R$ 6 mil.

JULHO

No mês de julho, o Portal 7 Segundos noticiou o pedido do menino Jhuan Carlos, de quatro anos, em estado terminal, que realizou o sonho de voar e ver o mar em Maceió. Ele, que estava internado no Hospital do Açúcar ganhou o boneco arqueiro, presente de uma enfermeira da unidade e foi sobrevoar da Orla de Maceió ao Gunga com os pilotos do Grupamento Aéreo da Segurança Pública. Menos de um mês após realizar seu sonho, Jhuan morreu em decorrência da leucemia. A história do Jhuan sensibilizou muita gente e acabou ajudando a aumentar o número de pessoas no cadastro para doação de médula osséa.

No dia 13 de julho, uma notícia envolvendo discentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deixou a comunidade acadêmica assustada. É que três estudantes foram presos em flagrantes transportando meio quilo de maconha na van oficial da universidade,na cidade de Colônia do Gurgueia, localizada em Piauí. O motorista da van parou em um posto de combustível para abastecer o veículo, onde a polícia de Colônia já se encontrava. Policiais afirmaram que os estudantes presos estavam em atitude suspeita e resolveram fazer a abordagem. Além da maconha, a polícia apreendeu micro pontos de drogas parecidos com LSD e notas de dólares. 

AGOSTO

Em Agosto, um sargento da Polícia Militar foi baleado após tentar evitar um assalto a ônibus no dia 29, na Travessa Coronel Paranhos, no bairro do Jacintinho. O militar foi baleado porque teria revidado o assalto e trocado tiros com um dos assaltantes, que foi a óbito no local. Um passageiro, identificado como Alonso Lopes de Souza, 66,  foi atingido por tiros e também morreu. No momento da ação, o militar estava à paisana e iniciou o tiroteio. O coletivo fazia a linha São Jorge/Centro, da empresa Piedade. o sargento J. Ferreira foi encaminhado para receber atendimento médico no Hospital Geral do Estado (HGE) e passou por procedimento cirúrgico. Após 13 dias internado em um hospital particular de Maceió, o sargento veio a óbito. A polícia lamentou profundamente o ocorrido. 

E um fato curioso aconteceu no dia 15 na Zona Rural do município de Joaquim Gomes e deixou população intrigada. É que uma vaca deu à luz a um bezerro com duas cabeças na Fazenda Soledade. Quando um dos funcionário se deparou com o bezerro de duas cabeças, o animal já estava morto, e parte de uma das cabeças já tinha sido comida por urubus. A presença de duas cabeças em um mesmo animal trata-se de uma anomalia genética devido à uma má formação embriológica. Casos desa natureza são raros e o animais geralmente morrem prematuramente por conta do problema.

SETEMBRO

A matéria mais acessada do ano foi sobre o desaparecimento do ator global Domingos Montagner que interpretava o “Santo” na novela “Velho Chico”, da Rede Globo. Domingos foi tomar banho no rio São Francisco após almoçar com a equipe de trabalho e desapareceu no rio. Um helicóptero fez buscas pelo rio e infelizmente encontrou o corpo a 18 metros de profundidade. Montagner morreu após ser arrastado por uma correnteza. Centenas de pessoas se deslocaram às margens do "Velho Chico" na expectativa de encontrar o ator com vida. Domingos deixou a esposa Luciana Lima e três filhos.

No dia 19, o advogado criminalista Welton Roberto, pai de uma adolescente estudante da rede privada de ensino em Maceió, denunciou, através das redes sociais, o coordenador do ensino médio, do Colégio Contato Farol, identificado por Washington Freitas, por assediar sexualmente sua filha, uma adolescente de 16 anos, e, inclusive, outras alunas, pessoalmente e através de mensagens trocadas pelas redes sociais. O caso foi descoberto pelo pai da adolescente, que visualizou diálogos entre alunas e o educador,, após a repercussão de um comentário racista na publicação na foto de uma adolescente que se encontrava em trajes de praia. O colégio decidiu afastar temporariamente o suspeito. (Confira a matéria completa aqui.)

OUTUBRO

Um dos casos mais marcantes do mês, e possivelmente do ano, foi o esquartejamento de Genaldo dos Santos, 46, na zona rural da cidade de Girau do Ponciano, Agreste alagoano. Ele foi tirado da própria casa por volta das duas horas da madrugada do dia 12 de outubro e desapareceu. O corpo foi encontrado esquartejado as margens de uma estrada vicinal. As mãos da vítima foram amarradas e o corpo apresentou vários cortes de facão na região das pernas, um corte profundo no tórax e a cabeça foi arrancada e colocada em um longo ferimento feito na barriga. Também foram arrancados o nariz e o pênis da vítima. Cinco pessoas foram presas pelo crime.

E uma ótima notícia aos concurseiros de plantão foi anunciada pelo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) em outubro. Ele anunciou “temporada de concursos” para suprir carência de professores na Educação. Filho afirmou que pretende realizar novos concursos para contratar professores de matérias específicas como Química, Português e Educação Física, que, segundo ele, são as áreas mais carentes de profissionais no momento. Filho disse que é a favor da realização de certames mais periódicos que ofereçam um menor número de vagas. 

NOVEMBRO

Thammy Miranda, filho da cantora Gretchen, anunciou no dia 02 de novembro, no Instagram, que vai assumir o cargo de Relações Públicas (RP) na Secretaria de Turismo de Maragogi em 2017. Na postagem ele agradece a confiança do prefeito Sérgio Lira, eleito no último pleito, e diz que acredita em sua nova gestão. Porém, os internautas questionaram sobre a formação de Thammy no curso de Relações Públicas. "Você sabe quais são as competências e habilidades de um RP???? Sabe que para atuar na área é obrigatório por lei ter registro no Conferp??" indagou um dos internautas.

No dia 29 de novembro, aconteceu a maior tragédia do esporte brasileiro. O avião que transportava a delegação da Chapecoense, para Medellín, local do primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, desapareceu do radar e sofreu um acidente em Cerro Gordo, nas cercanias da cidade de La Unión. Apenas seis pessoas sobreviveram ao acidente.  71 pessoas morreram, incluindo tripulantes, jogadores comissão técnica, jornalistas e convidados. Entre as vítimas, estava o jogador  Arthur Maia, que é alagoano e natural de Maceió.

E no dia 5 de novembro, um sargento da Polícia Militar foi preso após atingir uma colega de farda com um tiro de raspão na cabeça ao efetuar disparos dentro do clube da Associação dos Cabos e Soldados (ACS), no bairro de Guaxuma, em Maceió. Adilson Moreira dos Santos, teria ido ao banheiro com uma arma de fogo na mão, quando uma colega, identificada como Sandra Marcia de Albuquerque Rocha, o seguiu e tentou aconselha-lo a largar a arma, mas o sargento se recusou e apontou a arma para a colega de profissão, que se abaixou no momento em que Adilson efetuou o disparo, atingindo Sandra de raspão na região da cabeça, porém, ninguém ficou ferido.

DEZEMBRO

A cantora Millane Hora teve sua estreia marcada pelas vaias do público durante o “Ensaio da Timbalada”, realizado em Salvador. Ela cantou três músicas e precisou deixar o palco. Após a recepção nada calorosa, Mila, como prefere ser chamada, cantou mais algumas músicas para finalizar o show. Desde que foi anunciada a divisão do vocal da banda com Denny, a chegada da loira dividiu opiniões. A última vez que a Timbalada teve uma vocalista mulher foi em 2007, sob o comando da cantora Amanda Santiago.

No dia 27 de dezembro, o presidente Michel Temer (PMDB) anunciou em Maceió, a destinação de R$ 756 milhões em investimentos para a construção de 133 mil cisternas, microaçudes e programas de acesso à água em 15 estados do país que sofrem com a seca. O lançamento do programa aconteceu no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Durante o anúncio, Temer disse que pretende, ao final de seu mandato, ser lembrado como “o maior presidente nordestino que passou pelo Brasil”, apesar de ter nascido no interior de São Paulo. Renan Filho agradeceu o empenho e dedicação de Temer para com Alagoas e afirmou que o presidente será sempre bem-vindo ao estado.