IMA investiga alterações de temperatura e coloração em rios de Alagoas
Só na primeira semana de janeiro, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) recebeu duas denúncias relativas a uma possível contaminação de dois corpos hídricos na região Norte do Estado. A primeira denúncia foi referente à mortandade de peixes no Rio Camaragibe e a segunda indicou uma mudança de cor em um riacho após a ponte do Pratagy.
O Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto está analisando as amostras dos dois casos e um dos resultados deve sair ainda nesta quarta-feira (11).
Na quinta-feira (5), uma equipe do laboratório foi até o município de Matriz do Camaragibe, para coletar amostras de um trecho do Rio Camaragibe, próximo à uma usina de cana-de-açúcar existente na região para saber se houve despejo de efluentes sem tratamento no leito.
Os resultados da coleta devem sair nesta quarta-feira (11), mas, segundo Manuel Messias, gerente do laboratório do órgão, a temperatura medida pelos técnicos durante a vistoria já indica impacto ambiental.
“Esse impacto é causado pela alta temperatura dos efluentes que a usina lança naquele corpo hídrico. Independente do laudo de quarta-feira, que dirá o tipo de efluente lançado, a usina deverá responder por essa alteração”, explicou o gerente.
Rio rosa
Na tarde desta segunda-feira (9), técnicos do IMA colheram amostras de um riacho que fica na entrada do Povoado da Boca do Rio, após a ponte do Pratagy. Técnicos do laboratório foram ao local após receber fotos que mostram a mudança da coloração do rio para um tom rosado.
Uma equipe de fiscalização também esteve no local e já tem indícios do que pode ter causado o problema.
“Iremos avaliar se há contaminação por produtos químicos e, só após os resultados, saberemos as causas do problema e se a situação se trata de um crime ambiental”, afirmou Manuel Messias. O resultado das análises deve sair na próxima semana.
Últimas notícias
Batalhão de Choque é acionado para desobstruir a BR-104 após protesto por falta de água em Rio Largo
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
